Farol-Barra é alternativa para logística offshore do Brasil - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Farol-Barra é alternativa para logística offshore do Brasil

 Foto: Divulgação

É crescente o número de empresas multinacionais do petróleo na área offshore no Brasil.

A Bacia de Campos, que tem produção superior a 80% do petróleo produzido no país, atrai cada vez mais essas empresas, tendo em vista o aumento da produção nos campos de petróleo em águas profundas e ultra profundas do pré-sal. No entanto, devido a falta de logística offshore adequada, grandes desafios se apresentam para essas empresas que chegam para atuar nas atividades offhore dar conta da produção contratada de petróleo e gás. É neste contexto que a Revista TN Petróleo destaca na edição setembro/outubro de 2014 o Complexo Logístico e Industrial Farol Barra do Furado, empreendimento em construção, situado em localização estratégica no ponto mais próximo do sítio de plataformas da Bacia de Campos, posicionado nas proximidades da Bacia do Espírito Santo e de Santos.

A revista destaca que “o Brasil possui 38 bacias sedimentares, 29 delas com interesse para petróleo e gás natural, perfazendo 7,5 milhões de km2”, dos quais 2,5 milhões de km2 estão localizados no mar, ao longo de 7.367 km da costa brasileira, e que as bacias de Campos, Santos e Espírito Santo, as principais produtoras do país, no mês de junho de 2014 responderam por mais de 90% da produção nacional, que foi de quase 2,8 milhões de barris de óleo equivalente por dia.

Os desafios são crescentes na mesma proporção dos números apresentados nos projetos da Petrobras e das empresas privadas do setor. Conforme destaca a Revista TN, além do aumento das demandas do transporte de cargas por causa das novas operações, o transporte de pessoal também cresce abruptamente: os cerca de 80 mil petroleiros Transportadas atualmente por mês, até 2017 saltará para 160 mil. O transporte de cargas passará de cerca de 1,4 milhão para 2,3 milhões de toneladas. A Base Logística para a atividade offshore e os estaleiros no Complexo Logístico e Industrial do Açu representa uma grande âncora para atrair investimentos.













Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!