Cavalhada de Santo Amaro tem sua história contada em livro - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 22 de junho de 2014

Cavalhada de Santo Amaro tem sua história contada em livro

Foto Reprodução
Da Baixada Campista para o mundo, a tradicional Cavalhada de Santo Amaro parece mesmo imortal. Vive e ecoa sob o poder de uma comunidade unida que faz questão de manter a batalha entre Mouros e Cristãos, no distrito de Campos há 254 anos.


Com um olhar afinado de uma cientista política e escritora, Gisele da Silva Gonçalves, mestranda na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a história foi contada, esmiuçada em palavras, em fatos e casos narrados pelos próprios personagens, que vivem há gerações os contos da Baixada. 

O livro publicado pela editora Essential tem 79 páginas e é a primeira obra de Gisele, que também é formada em Geografia no Instituto Federal Fluminense de Educação, Ciência e Tecnologia (IFF). Segundo a autora, a pesquisa aconteceu a partir de uma dissertação com enfoque em Políticas Públicas, com objetivo de enfatizar que a Cavalhada é a única do Estado e que mantém laços muito fortes entre as famílias que moram naquele distrito e tem a fé no Santo Amaro padroeiro. Fé e a força que perpetuam a história das batalhas. 

Foto Reprodução
- Depois de participar de um projeto de turismo no IFF, quando ainda cursava Geografia, conheci mais a Baixada Campista e fiquei encantada com os festejos de cada localidade e principalmente com a principal: a festa de Santo Amaro. Então resolvi concorrer ao Mestrado com o projeto sobre a Cavalhada. Aí começaram as pesquisas e a convivência com o povo daquele lugar - disse a escritora Gisele da Silva. 

Assim como os cavaleiros da batalha de espada e lança em punho, Gisele encarou o trabalho de seis anos de pesquisas, entrevistou mais de 100 pessoas e concretização a obra, como um gostoso desafio de "conquistar argolas". O livro foi lançado em 13 de janeiro deste ano em Santo Amaro, durante os festejos e foi relançado duas vezes, uma no IFF e outra com grande divulgação, entre 18 publicações, durante a 8ª Bienal do Livro de Campos, em maio último. 

registros fotográficos feitos pela própria escritora

A escritora fez todos os registros fotográficos que ilustraram a obra, com imagens que retratam, nos dias de hoje, que a união, a força e a fé ainda sobrevivem tão genuinamente em uma área rural da cidade. Gisele passou por um "laboratório", como dizem os atores, nos dias que antecederam a Festa de Santo Amaro. Foi acolhida na casa dos organizadores e acompanhava passo a passo da organização, produção das vestimentas e peças decorativas, isso durante anos, desde 2008. 

Festa organizada - A autora do livro deve o seu trabalho a todos os moradores de Santo Amaro e principalmente aos quatro mentores da festa que a questionaram muito sobre a possível publicação da história deles em um livro. "Depois de passar por um concorrido edital, consegui a publicação do meu projeto em livro e isso foi uma vitória porque assim conseguimos divulgar e valorizar a cultura local. Tenho que agradecer aos capitães Miguel Henrique (Cristãos) e Joel Costa (Mouros), e também a Conceição (artesã) e ao Fernando Teles que juntos organizam tão bem esta tradicional festa e contribuíram muito para o meu registro que agora é de todos", afirmou Gisele. 

Joel Costa, de 48 anos, é capitão dos mouros. Ele é filho de um dos mais antigos cavaleiros da Cavalhada, Chico Costa, que este ano não participou. Joel participa desde os 17 anos de idade e há 20 anos é capitão no Vermelho. 

- Neste ano, meu filho Uanderson, de 16 anos, se apresentou também. A Cavalhada é uma arte, uma tradição maravilhosa, que todos ansiamos para apresentar, durante a festa do padroeiro. Tem gente que vem do Rio, de diversos lugares para atuar na Cavalhada - contou orgulhoso, o capitão Joel.

A Cavalhada acontece dentro da programação religiosa e de eventos que anualmente acontece na Baixada Campista, culminando no dia 15 de janeiro, feriado municipal, quando é comemorado o dia do padroeiro Santo Amaro. Além dos moradores da Baixada, o distrito recebe fieis e turistas de várias partes do Brasil. 
Foto Isaias Fernandes







Jornal O Diário RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!