Turismo religioso: novidades no caminho de Santo Amaro - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Turismo religioso: novidades no caminho de Santo Amaro

Arquivo
Pelo menos, mais três itens marcam as novidades que serão implementadas na 271ª edição da tradicional Festa de Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista. 

Entre as novidades, cada romeiro vai receber de lembrança lanterninhas com a marca da Festa de Santo Amaro. O souvenir será útil nos trechos pouco iluminados do percurso, como no trecho após a localidade de Saturnino Braga. Além dos dois tradicionais postos de apoio (Trevo dos Ceramistas e Trevo de Mineiros), que contam com ampla estrutura para os romeiros, com ambulâncias, paramédicos e água, outro posto de apoio será implantado no percurso de 39 quilômetros do Caminho de Santo Amaro. 

A terceira novidade é a implantação de um estande para informações e distribuição de folderes sobre Campos aos romeiros e turistas, ao lado da bicentenária igreja de Santo Amaro, inaugurada no ano de 1735. O estande funcionará entre os dias 11 e 15 de janeiro, das 14h às 22h. 

As novidades foram criadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e visam promover o bem estar e a segurança dos romeiros, que vão fazer o percurso, que passa por 20 igrejas bicentenárias e tricentenárias, começando na Catedral do Santíssimo Salvador, no Centro de Campos, primeira igreja fundada na cidade, no ano de 1677. Ainda durante o percurso na cidade, os romeiros e turistas poderão visitar igrejas históricas, como a Igreja do Carmo, de São Francisco e São Benedito.

“Vamos ofertar aos romeiros uma lanterninha para o Caminho de Santo Amaro. Além de ser uma lembrança da 271ª edição da festa, ela será útil para aumentar a sensação de segurança nos trechos escuros do caminho, embora a Prefeitura de Campos tenha cuidado de todos os detalhes, inclusive providenciando um efetivo da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal que vão estar com viaturas e motos percorrendo o caminho para proporcionar segurança aos romeiros”, informou o secretário Wainer Teixeira.

Ao sair da cidade, nas localidades de Donana e Campos Limpo, já no Caminho de Santo Amaro, os romeiros poderão visitar as capelas de Nossa Senhora do Rosário, inauguradas entre os anos de 1620 e 1630. A diretora do Departamento de Turismo da Secretaria, Ana Neri Alvarenga informa que os romeiros que quiserem participar da peregrinação, a partir da Catedral do Santíssimo Salvador, poderão se inscrever a partir das 20h  do dia 14, no estande que será montado na Praça São Salvador. 

- O turismólogo Everaldo Reis estará no local das inscrições a partir das 20h e poderá oferecer informações sobre os pontos turísticos do Caminho de Santo Amaro e também outras informações sobre o município. Contudo, mesmo sem se inscrever, os romeiros que estiverem em outros pontos da cidade e no interior poderão se integrar aos grupos durante a noite do dia 14  e madrugada do dia 15 que é a data de celebração ao padroeiro -, informou Ana Neri.









Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!