Desaparecimentos crescem 15% nas regiões Norte e Noroeste - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Desaparecimentos crescem 15% nas regiões Norte e Noroeste

Uma pessoa desaparecida gera o desespero de uma família, o que fazer em casos como este? Onde procurar ajuda? Quais medidas a família deve tomar para tentar encontrar quem está desparecido?

De acordo com estatísticas do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, ISP, só nos oito primeiros meses deste ano 248 pessoas desapareceram nas regiões Norte e Noroeste do Estado. Números 15% maiores do que no mesmo período do ano passado.

O último caso que chamou a atenção da imprensa foi da adolescente Rute dos Santos Carvalho, 15 anos, ela saiu de casa na noite do dia oito do mês passado para ir a uma festa no Gargaú Praia Clube e não voltou mais para casa. Ela está desaparecida há mais de 20 dias.

Segundo a Polícia Civil, a investigação está sendo realizada para saber o paradeiro da jovem. Uma amiga chegou a prestar depoimento na 147ª Delegacia Legal da cidade, e informou que o ex-namorado de Rute chegou a ameaçar matá-la, um vídeo foi entregue a polícia. O rapaz de 21 já prestou depoimento na DP no último final de semana.

O último contato feito por Rute foi para a amiga, em um telefonema rápido pediu socorro e disse para que ela tomasse cuidado, mas não informou onde estava e nem com quem.

De acordo com a Polícia Civil a menor já tinha passagens pelo Conselho Tutelar por mau comportamento. Em uma das ocorrências a jovem foi encontrada em uma casa com outros três rapazes, o que teria provocado ciúmes do ex-namorado, que tentou reatar com Rute algumas vezes.

De acordo com o Delegado Titular da 134ª Delegacia Legal do Centro de Campos, Geraldo Assed, casos de desaparecimento são muito registrados na unidade.

“Quando acontecer um caso como este a família deve procurar a delegacia o mais rápido possível para fazer o boletim de ocorrência”, orienta.

Assed ressalta que cada detalhe é importante para que a polícia consiga encontrar o desaparecido. “Os policiais colhem todos os dados com a família e amigos, a partir de então começa as investigações para tentar encontrar a pessoa. É um trabalho minucioso e cada detalhe é importante”, finalizou.






Ururau