Procon orienta fornecedores do Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Procon orienta fornecedores do Farol

A secretária executiva do Procon, Rosangela Tavares, ministrou nesta quarta-feira (13) palestra para os fornecedores da praia de Farol de São Thomé. O encontro foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo e atingiu, principalmente, os donos de pousadas, hotéis, restaurantes e bares e, também, os artesãos da praia campista. Esse é mais um trabalho que o órgão vem desenvolvendo no município. Na ocasião, foram esclarecidas dúvidas aos participantes.
   
O Procon de Campos vem constantemente dialogando junto aos fornecedores, contribuindo para a diminuição dos conflitos na relação consumerista. A secretária executiva do Procon destaca que o objetivo do órgão é orientar os fornecedores, evitando a aplicação de sanções, visto que boa parte das infrações decorre do desconhecimentos das normas do Código de Defesa do Consumidor.

- O fornecedor de produtos e serviços é um importante elo na cadeia produtiva, contribuindo para a geração de rendas e empregos, e, muitas vezes, é penalizado com a abertura de um processo administrativo que se originou por desinformação sua ou de seus funcionários. Por isso, buscamos mecanismos para proteger o consumidor, sem, no entanto, prejudicar o bom funcionamento das empresas. Isso é harmonizar as relações de consumo, conforme disposto no inciso III, do artigo 4º do CDC -, destacou Rosangela Tavares.
   
Desde sua criação, o Procon de Campos tem se pautado por uma atuação preventiva e educativa, atuando com critérios objetivos na preservação dos direitos consumeristas. “Não usamos o órgão como uma indústria de multas, mas como mecanismo de prevenção e cooperação entre os participantes da relação de consumo”, completou Rosangela.
   
É muito importante destacar que os fornecedores por várias vezes, também são consumidores e, com as orientações do Procon, passam a ser conhecedores de seus direitos e podem avaliar a situação de alguém que compra um produto ou serviço e não tem a sua expectativa correspondida.

Mais informações veja aqui:    





PMCG