Parar de fumar é possível e em Campos há tratamento gratuito - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Parar de fumar é possível e em Campos há tratamento gratuito


Cerca de 70% das pessoas que procuram tratamento deixam o vício




Entre os diversos males que afetam a saúde e os vícios que assombram a sociedade, o cigarro vem sendo cada vez mais inserido em programas de combate ao tabagismo.
Atualmente, milhões de brasileiros se encontram na mesma situação. A dificuldade de se desfazer de um mal e prevenir graves doenças como o câncer, é enorme.

Campos é uma das regiões que realizada o Programa Antitabagismo, que tem como objetivo tratar dependentes químicos de nicotina fazendo com que larguem de vez o vício, além de reduzir danos tantos para os fumantes quanto para os não-fumantes.

Além desse programa, é feita a campanha Ambiente do Fumo para que as pessoas deixem de fumar em locais inadequados. Palestras são feitas em empresas, faculdades e escolas para estimular a conscientização.

As escolas também recebem uma atenção especial através do programa Saber Viver, que procura implantar métodos de hábitos saudáveis, a prevenção de doenças não transmissíveis, pressão alta e o próprio vício do tabagismo.

O Programa Antibagismo é realizado na cidade há cinco anos, sendo que há quatro funciona o ambulatório na Secretaria de Saúde de Campos e no Posto de Saúde, em Custodópolis.

Segundo a coordenadora do Programa Antitabagismo, Carla Damasceno, o programa em Campos, é um dos melhores do Rio, perdendo apenas para Niterói e a capital.

“Estamos em 3º lugar no estado em questão de atendimento. Temos no momento 596 pacientes e hoje a fila de espera é aproximadamente de mais de 1000 pessoas. Em média, 20 a 30 inscrições são feitas por dia e a cada três meses selecionamos umas 250 pessoas para iniciarem o tratamento. Primeiramente, fazemos uma palestra expondo aos fumantes todo o processo que é feito até que ele consiga parar de fumar. Alguns desistem antes mesmo de realizar a primeira tentativa, mas dos que persistem nessa luta, cerca de 70% conseguem largar o vício”, explica a coordenadora.

O tratamento de Terapia de Reposição de Nicotina (TRN) é feito com os pacientes através de adesivos de nicotina, gomas e pastilhas e possui uma duração de sete meses. A assessora parlamentar de Miracema, Filomena Chiapin,  49 anos, fumante a mais de 35, buscou ajuda para largar de vez o vício.

“O cigarro transmite a sensação do prazer, causa uma satisfação inexplicável e supri algo que falta na sua vida. A força de vontade e um extremo esforço são fatores primordiais e determinantes para quem quer parar de fumar. Às vezes, você ascende o cigarro simplesmente pelo prazer e costume, é algo automático. Tomei a iniciativa por vontade própria e decidi entrar nessa luta pela minha saúde, pelo amor aos meus filhos e até mesmo a questão financeira. É muito difícil, mas vencerei esta batalha”, afirmou Filomena.

Segundo a assessora, depois do início do tratamento vários sintomas apareceram, mas faz parte do processo e eles vão diminuindo com o passar do tempo.

“Sinto uma ansiedade imensa, dificuldade de concentração, um grande enjôo pela manhã e passei a tomar muita água”, disse Filomena.
 
 A Terapia Cognitiva Comportamental acontece semanalmente na primeira fase de tratamento. Após dois meses passa a ser realizada quinzenalmente e depois mensalmente até completar os sete meses. Essa terapia interfere na mudança de comportamento dos fumantes em relação ao cigarro, pois a dependência é classificada em três diferentes tipos: física, comportamental e psicológica.

A divulgação do Programa Antitabagismo é constantemente feita para a população através de toda a mídia, site da Prefeitura de Campos, rádios e inclusão de palestras nas empresas, faculdades e na Praça São Salvador.

Algumas dicas para ajudar a ficar sem o cigarro:

1 - Fazer uma conta do dinheiro que você não gasta mais com o cigarro;
2 - Praticar esportes, aumentando gradualmente o tempo e a intensidade dos exercícios físicos;
3 - Procurar desenvolver novas atividades;
4 - Aumentar o tempo que passa em lugares onde não se pode fumar, durante as primeiras semanas sem cigarros.





Fonte: Site Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!