9º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica envolve alunos municipais - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 14 de abril de 2016

9º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica envolve alunos municipais

 Foto: Divulgação 
O 9º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, aberto nesta quinta-feira (14) no Teatro Municipal Trianon, em Campos, envolve a participação de alunos da rede municipal de ensino, entre eles, alunos da Escola Municipal Olavo Alves Saldanha de Boa Vista.


O secretário de Educação, Frederico Tavares Rangel, participou da abertura do evento, que recebe representantes de sete países, incluindo o Brasil, na realização de palestras. O encontro é realizado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls de Campos, que mantém parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).

Além do Brasil, representantes da Turquia, Argentina, Nepal, França, Estados Unidos e Rússia participam do encontro. Dentro da programação que vai até sábado (16), cerca de 100 alunos da rede vão se encontrar com o doutor Charles Lloyd, astronauta da Agência Espacial Americana (Nasa), às 8h30 desta sexta-feira (15), na Cidade da Criança. O encontro tem o objetivo de motivar essas crianças a seguir carreira científica e tecnológica.

A partir das 14h, uma sessão solene na Câmara Municipal vai homenagear os cerca de 80 alunos municipais que participaram da Campanha Internacional de Busca Astronômica, com número recorde de asteroides descobertos e confirmados por eles em 2015. Dos 171 asteroides confirmados, 150 foram descobertos em Campos, sendo 82 pelos 84 alunos das 16 escolas municipais participantes. Em 2015, a campanha mobilizou 500 escolas em 80 países. Os adolescentes vão receber uma moção de aplausos juntamente com os 10 alunos, também de Escola Municipal, sendo estes, de Boa Vista, vencedores do concurso de redação Cassini Cientista por um Dia 2015, realizado pela Nasa.

– Reconhecemos a importância deste evento para a comunidade escolar e, sobretudo, para os nossos alunos, futuros cientistas, que buscam respostas da astronomia, campo que avança a cada dia mais com novas pesquisas. A participação dos alunos da rede nos eventos do Clube de Astronomia de Campos aponta para a importância deste encontro – declara o secretário Frederico.

A coordenadora de Ciências Fundamental 2, da Smece, Cala Sales, pontua sobre o grande impacto do encontro na vida desses alunos de unidades municipais. “É uma oportunidade única que eles têm de vivenciar e conhecer um pouco mais sobre as pesquisas na área de astronomia e astronáutica. A participação pode motivá-los a seguir carreira e, sem dúvidas, representa um marco na vida deles”, diz orgulhosa.

O 9º Encontro foi aberto ao som da banda formada pelos alunos do curso de licenciatura do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), campus Guarus.





Secom / Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!