Foram plantadas 45 mudas das espécies frutíferas abricó e pitanga. A iniciativa conta com a colaboração do Parque Estadual Lagoa do Açu (PELAG)
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade realizou, na quarta-feira (4), o plantio de 45 mudas frutíferas na praia do Farol de São Thomé, marcando mais uma etapa de implantação do Bosque Vila do Sol, projeto ambiental voltado à recuperação e valorização da área litorânea.
Nesta ação, foram plantadas 25 mudas de abricó no Bosque Vila do Sol e 20 mudas de pitanga, espécies adaptadas às condições do solo arenoso e ao ecossistema de restinga, na margem da praia.
O Bosque Vila do Sol está sendo implantado de forma planejada, com o objetivo de formar um corredor verde que contribua para a melhoria paisagística, ambiental e climática da região. O projeto busca promover sombreamento, conforto térmico, contenção parcial da areia, mitigação das ilhas de calor e valorização do espaço público, além de antecipar a organização urbana da área, respeitando critérios técnicos e ambientais.
A iniciativa conta com a colaboração do Parque Estadual Lagoa do Açu (PELAG), que será responsável pelo monitoramento e irrigação das mudas nos próximos meses, garantindo melhores condições para o desenvolvimento das árvores e o sucesso do plantio.
“O acompanhamento contínuo é fundamental, especialmente em áreas de restinga, onde o solo apresenta baixa retenção hídrica e alta incidência solar. Com essas ações, a Semmas reforça seu compromisso com a sustentabilidade, a preservação ambiental e a qualidade de vida da população, investindo em projetos que aliam proteção do meio ambiente, planejamento urbano e bem-estar coletivo, especialmente em uma área de grande importância ambiental e turística como o Farol de São Thomé”, explica o secretário de Meio Ambiente Jorge Rangel.
Secom PMCG

0 Comentários
Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!