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Escola Claudia Almeida, da Vila do Sol, coloca em prática o projeto 'Deixe apenas pegadas'

Lixeira colocada pelo projeto na orla do Náutico, na manhã de sábado, foi furtada e não amanheceu neste domingo 05 no local

Colocação de placa e lixeira na orla do Xexé - Foto: Fabiana Henriques

Na manhã deste sábado, 04 de outubro, a escola municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, localizada na Vila do Sol, colocou em prática o projeto 'Deixe apenas pegadas', coordenado pelas professoras, Cláudia Neves e a bióloga Andressa Batista, que contaram com o apoio dos alunos pesquisadores: Davi Lucca, Enzo Emanuel, Ismael e ainda, as parcerias do Pelag - Parque Estadual da Lagoa do Açu e Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. 

O projeto, que teve inicio em maio deste ano, faz parte do programa 'Mais Ciência na Escola' desenvolvido na unidade há dois anos, e contou com colocação de placas informativas pela orla da praia, entre o Náutico e Xexé, onde também foram instaladas lixeiras. Neste domingo 05, logo pela manhã, a reportagem do Portal do Farol que acompanhou os participantes na execução do projeto pela orla, foi informada que uma das lixeiras colocadas próxima à orla do Náutico foi furtada e não amanheceu mais no local. 

'Deixe apenas pegadas'

A professora e coordenadora do projeto 'Deixe apenas pegadas' fala sobre a importância da conscientização ambiental. ''O objetivo principal desse projeto é a conscientização dos moradores e visitantes para o descarte correto do lixo. É a preservação da restinga e vegetação, não jogando o lixo na beira da praia para que os mesmos não voem para o mar e prejudiquem a vida marinha, como das tartarugas, por exemplo, que desovam no Farol de São Thomé'', frisou Cláudia Neves.

De acordo com a coordenadora geral do programa, Carla Salles, o programa possibilita ideias criativas, amplia oportunidades educativas e fortalece a inclusão. ''Esse é um dos 107 projetos aprovados que faz parte do programa Mais Ciência na Escola, que iniciou em maio e termina em dezembro desse ano. São projetos que envolvem diferentes temáticas e professores de diferentes componentes. São projetos que tem o propósito de desenvolver e melhorar a qualidade do ensino da rede pública fazendo com que os alunos sejam os verdadeiros protagonistas no processo de aprendizagem'' concluiu Carla.

Limpeza Pública, saiba onde recorrer

Os lixos e os entulhos jogados indiscriminadamente à beira mar foi tema de discussão e de conscientização do projeto. Além dos informativos pela orla, vale destacar que a Superintendência Municipal de Limpeza Pública, Parques e Jardins, recebe as manifestações e denúncias pelo telefone de Coleta Seletiva: (22) 98142-0194; Descarte Irregular de Entulho: (22) 98142-0194; Denúncia de descarte irregular de entulho  (22) 98179 3345, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Se após entrar em contato não for apresentado uma solução ou a resposta da manifestação, em prazo estipulado, o usuário poderá recorrer a OUVIDORIA, relatando o problema. A ouvidoria geral pode ser acessada AQUI ou pelo telefone (22) 98175 1431.

Sobre o Programa Mais Ciência na Escola

O Ministério da Educação (MEC) — em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) — lançou em junho de 2024, o Programa Mais Ciência na Escola, financiado pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A iniciativa visa promover o letramento digital e a educação científica através da implantação de laboratórios maker, que são espaços montados dentro de escolas públicas do país onde os estudantes podem colocar em prática ideias e criações inovadoras, transformando a teoria em prática.

 Incentiva a participação dos alunos em olimpíadas e feiras de ciência. Os espaços são acompanhados de planos de atividades, formação de professores e bolsas para professores e estudantes. 

Além disso, contribui para os objetivos do Programa Escola em Tempo Integral, ao apoiar a qualificação, diversificação e expansão do tempo escolar por meio da aprendizagem baseada em investigação, experimentação científica e abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). O foco é o protagonismo estudantil. 

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