Uma onda de entusiasmo tomou conta da E.M. Farol de São Thomé com a confirmação de 48 alunos aprovados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas versão Mirim (OBMEP Mirim), após a realização da primeira etapa no dia 26 de agosto. Do total de 80 alunos que compareceram à prova, 48 foram classificados e a escola registrou 95% de participação, movimento que marca a estreia da unidade na competição nacional.
A prova da primeira fase foi aplicada segundo as orientações do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e teve 15 questões objetivas de múltipla escolha com duração de uma hora e meia. A etapa seguinte está prevista para 11 de novembro e manterá o mesmo formato, com entrega de certificados e condecorações aos melhores colocados ao final do ciclo.
A preparação da escola para alcançar esse resultado começou ainda em agosto, com a inscrição formalizada e um planejamento interno que mobilizou professores e alunos. “Assim que fizemos a inscrição para participar da OBMEP Mirim, informamos as professoras e orientamos os alunos sobre a importância do concurso nacional. Para incentivar a participação, preparamos certificados e premiamos as melhores notas com medalhas”, afirmou Guilherme Alves Monteiro, diretor da escola.
A mobilização na escola envolveu turmas do segundo e terceiro anos no nível Mirim 1 e do quarto e quinto anos no nível Mirim 2, conforme o regulamento da olimpíada. As atividades de preparo incluíram resolução de provas anteriores e exercícios similares para familiarizar os alunos com o formato do exame. “Foi muito gratificante para nós a obtenção de resultados tão significativos. Isso demonstra o trabalho de excelência de nossos docentes, a parceria com toda a comunidade escolar, comprometimento e muita dedicação”, declarou Renata Rodrigues da Silva Batista, orientadora pedagógica.
O desempenho da EM Farol de São Thomé soma-se ao de outras unidades locais que também participaram da primeira fase. Entre as 27 unidades inscritas, por exemplo, a EM José do Patrocínio teve 32 participantes em Mirim 1 com 11 classificados e 28 participantes em Mirim 2 com 10 classificados. A EM Wilson Batista registrou participação maior, com 190 alunos em Mirim 1 e 38 classificados e 205 alunos em Mirim 2 com 41 classificados.
“Quando os alunos lidam com problemas contextualizados, desenvolvem raciocínio crítico, criatividade e persistência; isso também fortalece competências socioemocionais importantes, como autoconfiança e capacidade de se organizar”, afirmou Ana Márcia Scot, supervisora da Educação em Tempo Integral da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Ela ressaltou que a olimpíada contribui para a formação integral prevista na rede e para o fortalecimento de práticas pedagógicas no município.
Supcom PMCG
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