Para ser vacinado é necessário apresentar a carteira de vacinação (obrigatório para crianças e adolescentes) e um documento com foto
As vacinas de rotina estão disponíveis na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Lagamar. O atendimento acontece das 9h às 14h e não precisa de agendamento.
Para ser vacinado é necessário apresentar a carteira de vacinação (obrigatório para crianças e adolescentes) e um documento com foto.
A vacinação é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população e fortalecer uma sociedade saudável e resistente. Além de prevenir doenças graves, a imunização contribui para reduzir a disseminação desses agentes infecciosos na comunidade, protegendo aqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde.
A política de vacinação é responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
O calendário nacional de vacinação contempla, na rotina dos serviços, 20 vacinas que protegem o indivíduo em todos ciclos de vida, desde o nascimento. Entre as doenças imunopreveníveis por essas vacinas estão a poliomielite, sarampo, rubéola, tétano, coqueluche e outras doenças graves e muitas vezes fatais.
Fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação os imunizantes Hepatite A e B, Poliomielite (VOP), Poliomielite (VIP), Pentavalente, Tríplice Viral, HPV, Febre Amarela, Covid-19, Rotavírus, DTP, dT, Meningocócica C e ACWY, Pneumocócica 10, dentre outras. O período para aplicação de cada vacina varia de acordo com a idade: a criança deve tomar 18 vacinas; o adolescente, sete; na fase adulta e idosa são seis; e, para as gestantes, cinco imunizantes.
Com informações do Ministério da Saúde
0 Comentários
Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!