Ticker

6/recent/ticker-posts

Semana do Meio Ambiente com programação na praia do Farol

  A programação começou nesta segunda-feira 03, em Campos, e prosseguirá até domingo, dia 09.

A semana do Meio Ambiente, através do Pelag - Parque Estadual da Lagoa do Açu, chega com uma programação diversificada no Farol de São Thomé, nesta quinta-feira, 06 de junho. Na sede da unidade, localizada na Avenida Olavo Saldanha, 240, em frente ao posto 6, no Farol, haverá uma palestra sobre o projeto aves do Açu, com a empresa Vast, das 9h às 11h. No mesmo local, acontecerá exposição e oficinas, das 14h às 16h. A programação começou nesta segunda-feira 03, em Campos, e prosseguirá até domingo, dia 09.


Na sexta-feira, dia 07, haverá exposição nas escolas municipais Cláudia Almeida na Vila do Sol, no Farol, de 9h às 11h e também na Olavo Saldanha, em Boa Vista, das 14h às 16h. No sábado, 08, o núcleo recanto dos coqueiros estará aberto ao público das 9h às 16h, para diversas atividades, inclusive esportivas, como Stand Up Paddle e caiaque. (mapa no final da matéria)


A programação será encerrada no domingo, dia 09, com a travessia Goitacá, de 9h às 11h.

Por que a “Semana Nacional do Meio Ambiente” e o “Dia Mundial do Meio Ambiente” são tão importantes?


Do dia 1º ao dia 05 de junho, é comemorada a “Semana Nacional do Meio Ambiente”, semana também da comemoração do “Dia Mundial do Meio Ambiente”, que é 05 de junho. A semana do meio ambiente foi instituída em todo território nacional pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. Já, o “Dia Mundial do Meio Ambiente” foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a “Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano”, realizada em Estocolmo, na Suécia e tem como objetivo chamar a atenção das pessoas, em todo o mundo, para as questões e problemas ambientais, para as ações do homem que podem impactar negativamente na biodiversidade, para a importância da preservação dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável.


Atualmente, o planeta tem enfrentado graves problemas decorrentes das mudanças climáticas globais, do desmatamento e das queimadas, da destruição da biodiversidade e dos habitats, da poluição do ar, das águas e do solo, e esse crescimento contínuo de problemas ambientais merece atenção, tanto dos governos, quanto dos cidadãos, para que os impactos sejam interrompidos ou ao menos minimizados, considerando que é dever do Estado e de cada cidadão proteger o meio ambiente.


Se nenhuma atitude responsável for tomada e o consumo desenfreado de recursos naturais, a poluição e a destruição do meio ambiente continuarem, com a perda constante de biodiversidade, a vida como conhecemos hoje poderá sofrer mudanças drásticas, comprometendo, inclusive a sobrevivência de inúmeras espécies, inclusive a humana. Por isso, o “Dia Mundial do Meio Ambiente” é uma data que merece bastante destaque no calendário!

O núcleo recanto dos coqueiros estará aberto ao público para diversas atividades no sábado

Postar um comentário

0 Comentários