O mês de maio traz consigo uma mescla entre eventos comuns no céu, como a mudança de fases da lua, e outros momentos que acontecem periodicamente, como a chuva de meteoros Eta Aquarídeos.
Além das estrelas cadentes, teremos duas belas conjunções da Lua com os planetas Marte e Saturno.
Calendário celeste
Dia 5 a 7
Poeira do Halley
Resquícios das partículas de poeira deixadas pelo cometa Halley em sua trajetória, a chuva de meteoros Eta Aquarídeos chega ao seu ápice na noite de 6 de maio e adentra a madrugada do dia 7.
Em seu pico, ela é capaz de produzir até 60 meteoros por hora – e a boa notícia é que a maior parte é vista do Hemisfério Sul do planeta, onde o Brasil está. Olhe para o Leste a partir das 2h; o melhor horário é às 5h. Como acontece próximo a virada para a lua nova, quando o céu está mais escuro, sem luzes para ofuscar o brilho dos fenômenos, a chuva de meteoros Eta Aquarídeos será ainda mais visível. Para assisti-la, busque no céu a constelação de Aquário.
Encontro em Peixes
Na mesma madrugada dos meteoros Eta Aquarídeos, a Lua posiciona-se muito próxima a Marte. E um pouco acima estará Saturno. As estrelas da constelação de Peixes completam o cenário. Olhe para o Leste a partir das 4h.
Dia 8
Lua nova
Nesse momento do mês, a lua estará localizada no mesmo lado da Terra que o Sol. Dessa forma, ela não fica visível no céu, que fica mais escuro sem a luz do satélite natural. Por isso, esse é o melhor momento do mês para observar objetos fracos. Por exemplo, galáxias e aglomerados de estrelas – e, em maio, a chuva de meteoros Eta Aquarídeos.
Dia 9
Hora de Mercúrio
O menor planeta do Sistema Solar atinge sua elongação máxima, ocasião em que pode ser observado mais facilmente. Olhe para o Leste a partir das 5h.
Dia 23
Lua cheia
Quando maio chegar quase ao fim, a lua estará localizada no lado oposto da Terra em relação ao Sol. Dessa forma, sua face estará totalmente iluminada, o que abre sua fase cheia.
Dia 31
A Lua oculta Saturno
Nesta noite, a Lua passará exatamente em frente ao planeta dos anéis. O fenômeno poderá ser observado por volta das 4h em algumas cidades do Rio Grande do Sul próximas à fronteira com o Uruguai. Nas demais regiões será observada uma bela conjunção planetária.
Fonte: Giz Brasil
0 Comentários
Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!