Ticker

6/recent/ticker-posts

Santo Amaro é festejado há 291 anos com atrações religiosas e artísticas na baixada campista

Em Campos dos Goytacazes, no dia 15 de janeiro, o distrito de Santo Amaro se transforma em cenário que reúne multidões. São romeiros e devotos católicos que vão ao lugar agradecer e pagar promessas. Geralmente, por curas de doenças e outras graças alcançadas. O padroeiro da Baixada Campista atrai pessoas de muitas cidades da região, do estado do Rio de Janeiro e do país. 


Os festejos são promovidos desde 1733, segundo relatos de religiosos e pesquisadores. Nestes 291 anos de tradição, além dos relatos de fé, o encontro também é marcado pela Cavalhada de Santo Amaro, uma das mais antigas do Brasil.

Foto: Divulgação

Cavalhada de Santo Amaro


No dia 15, a partir de 5h da madrugada, acontecem diversas missas no Santuário de Santo Amaro. Desfile de bandeiras, procissão, missa campal e show católico fazem parte da programação. O maior destaque acaba sendo a Cavalhada de Santo Amaro, às 15h, com encenação que remonta à época das cruzadas, com batalha entre cavaleiros cristãos vestidos de azul, e de cavaleiros mouros ou árabes vestidos de vermelho.


O bispo Roberto Francisco resume a importância do evento religioso. “A Festa de Santo Amaro começa com uma caminhada. Imita a seguir o caminho do evangelho de Jesus do jeito dos beneditinos. Termina com a cavalhada que reproduz as guerras na Espanha e na Península Ibérica, mas acrescentando o aspecto da reconciliação, da aliança entre as civilizações e da paz entre os povos. A cavalhada termina nesse abraço entre dois rivais”, conclui.


Programação:


Neste domingo 14, às 19h, acontece a santa missa e, após, o levantamento do mastro. Haverá missa às 21h e 23h


Na segunda-feira 15, dia do padroeiro, haverá missas nos horários: 1h, 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h, após haverá show com Pe. Max e banda. 


O desfile das bandeiras acontece às 14h, a cavalhada às 15h, procissão, 18h, e santa missa campal, 19h. A festa será encerrada a partir das 21h, desta segunda 15.





Fonte: J3News

Postar um comentário

0 Comentários