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quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Problema com transporte público e coleta de lixo? Saiba onde se manifestar e buscar informações!

 Os efeitos negativos de um transporte público caro e de má qualidade não estão restritos à questão da mobilidade urbana. Prejudicam também outras áreas vitais para a vida do cidadão, como saúde, educação, finanças e cultura.


Na praia do Farol de São Thomé, uma das maiores dificuldades da população é o transporte público, que além de precário, muitos vezes falta em pontos críticos, distantes do centro da praia, como Xexé e Lagamar. Não é difícil presenciar entre Vila do Sol, Xexé e Farolzinho e entre o Rádio Velho, Lagamar e Viegas, pessoas, idosas, crianças, grávidas, com bolsas na mão e fazendo o percurso a pé, muitas vezes sob o sol forte, devido a falta de transporte público.


Devemos ter consciência que existem órgãos responsáveis pelos serviços públicos e, estes, quando não oferecem um serviço de qualidade e muitas vezes são deficientes, a população pode expor suas reclamações e sugestões, pode se manifestar diretamente nos meios de comunicação de tais órgãos. Por fim, esgotadas todas as tentativas por meio dos órgãos competentes, o usuário pode buscar a solução através da ouvidoria.

O órgão responsável pelo transporte público, não só no Farol de São Thomé como em todo município, é o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte – IMTT, que recebe as manifestações por ligação e whatsapp, através dos telefones (22) 98152-1116 ou 98175-1160, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou ainda através de e-mail: atendimentoimttcampos@gmail.com. Se preferir, o usuário poderá ir até o órgão, que fica localizado na Rua Barão da Lagoa Dourada, nº 197, em Campos.


Já a limpeza pública, recebe as manifestações na Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Subsecretaria de Limpeza, Parques e Jardins, pelo telefone de Coleta Seletiva: (22) 98142-0194; Descarte Irregular de Entulho: (22) 98142-0194 ou ainda pelo telefone geral (22) 98179-3334, de segunda a sexta, das 9h às 17h.


Com relação a outros serviços públicos, a lista dos órgãos responsáveis pode ser conferida no site da Prefeitura de Campos.


Se após entrar em contato não for apresentado uma solução ou a resposta da manifestação, em prazo estipulado, o usuário poderá recorrer a OUVIDORIA, relatando o problema. A ouvidoria geral pode ser acessada AQUI


Fale com a Ouvidoria Geral do Município quando quiser reclamar de um serviço público, denunciar a conduta irregular de um agente público ou da Administração Pública ou ainda quando quiser elogiar ou solicitar apoio nas situações em que não consiga acessar o serviço público.


Como iniciar uma reclamação na Ouvidoria?


Como fazer uma boa manifestação? É preciso descrever o problema de forma clara, incluindo datas, locais e fatos detalhadamente, assim como documentos, fotos, imagens, ou material relevante que ajudem na comprovação dos fatos informados. Se possível, identifique as pessoas envolvidas.


O que acontece quando fazemos uma reclamação na Ouvidoria?


A Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso. Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares no órgão ou entidade.

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