Julho será repleto de eventos astronômicos e dois se destacam, a superlua e a chuva de meteoros Delta Aquáridas.
A beleza do universo e os fenômenos que ele tem é inegável. Todos os anos, acontecem milhares de eventos astronômicos, como as fases da lua, chuvas de meteoro, eclipses, ocultações, oposições, conjunções e outros eventos interessantes. E alguns deles podem ser vistos a olho nu.
Nesse mês de julho irão acontecer vários eventos astronômicos para a felicidade daqueles que amam admirá-los. Em várias noites desse mês irá ser possível presenciar as maravilhas que o movimento do sistema solar proporciona.
Superlua
Dentre todos os eventos que acontecerão, dois tem um destaque maior. São eles: a superlua no começo do mês e a chuva de meteoros Delta Aquáridas no final. A superlua irá acontecer na noite do dia três, nessa segunda-feira. Nesse momento, a lua estará no perigeu, ou seja, momento em que ela está com aproximação máxima do nosso planeta. Além disso, nosso satélite estará na sua fase cheia.
Na noite desse fenômeno, ela estará aproximadamente 43 mil quilômetros mais perto do nosso planeta. É isso que faz com que ela pareça maior e mais brilhante. Quando isso acontece, a lua tem um aumento aparente de cerca de 10% e aproximadamente 20% mais brilho quando comparada às fases cheias comuns.
Chuva de meteoros
O outro evento astronômico que tem um destaque maior nesse mês é a chuva de meteoros Delta Aquáridas. Essa chuva é média, mas pode produzir até 20 meteoros por hora durante seu pico. Esses meteoros são feitos de detritos deixados pelos cometas Marsden e Kracht. O fenômeno acontece todos os anos de 12 de julho a 23 de agosto. Nesse ano, o pico da chuva será na noite do dia 29 e logo nas primeiras horas da manhã do dia 30.
Nesses dias, como a lua estará quase cheia ela irá bloquear a maior parte dos meteoros mais fracos. Por isso que talvez seja preciso um pouco de paciência para ver alguns dos meteoros mais brilhantes. Quem quiser ver melhor essa chuva, o melhor lugar para ver é algum local escuro e depois da meia-noite. E mesmo que os meteoros irão irradiar da constelação de Aquário, eles podem aparecer em qualquer lugar do céu.
E para saber melhor onde e como observar esses fenômenos, aplicativos como Carta Celeste, Sky Map e Stellarium podem ajudar bastante.
Como dito, a superlua e a chuva de meteoros Delta Aquáridas são os eventos astronômicos que tem mais destaque, mas não são os únicos fenômenos que irão acontecer nesse mês. Veja quais outros irão acontecer e em qual dia.
- 10/07: Lua em Quarto Minguante
- 11/07: Conjunção entre Lua e Júpiter
- 17/07: Lua Nova
- 20/07: Conjunção entre Lua e Vênus
- 25/07: Lua em Quarto Crescente
- 27/07: Conjunção entre Vênus e Mercúrio
- 29 e 30/07: Pico de atividade da chuva de meteoros Delta Aquáridas
Fonte: Tecmundo
0 Comentários
Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!