Ticker

6/recent/ticker-posts

Saúde amplia aplicação de vacina meningocócica ACWY e HPV

 Disponível nas UBSF's Lagamar e Santo Amaro

Foto: Divulgação / Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está ampliando, de forma temporária até junho de 2023, a oferta da vacina meningocócica ACWY (conjugada) para adolescentes não vacinados entre 11 e 14 anos e a vacina HPV para meninos de 9 a 14 anos. Os imunizantes serão aplicados em mais de 30 unidades de saúde, entre as quais estão UBSF, UBS, UPH e Hospital São Jose. Já nas escolas da rede municipal, a vacinação ocorrerá através de parceria com Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).


A vacina ACWY protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana, ou seja, o A, C, W e Y. O imunizante foi incorporado pelo Ministério da Saúde ao Calendário Nacional de Vacinação em 2020 e confere proteção até a vida adulta. Antes a vacina era aplicada somente para adolescente de 11 e 12 anos e, em Campos, em 2020 foram aplicadas 2.895 doses. Já em 2021 foram 5.092 doses e em 2022 são 2.113 doses.


“Segundo a nova orientação do Ministério da Saúde, se a criança de 11 e 12 anos não tiver se vacinado, deve tomar uma dose, assim como os de 13 e 14 anos. Caso tenha tomado uma dose na rede privada há mais de 5 anos, pode tomar uma dose pelo SUS”, explica o assessor de Imunizações, Leonardo Cordeiro, acrescentando que apesar de a faixa etária em maior risco de adoecimento ser a de crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença meningocócica.


Já a vacina HPV, como no próprio nome diz, protege contra o Papilomavaírus Humano e, que em Campos é aplicada desde de outubro de 2010. O município foi o primeiro de porte médio a disponibilizar gratuitamente a vacina. O imunizante é usado na prevenção e redução de doenças ocasionadas pelo vírus HPV, como câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe, além de verrugas genitais.


Para o Ministério da Saúde, a vacinação da HPV apresenta dados de cobertura vacinal preocupantes, principalmente os que se referem à segunda dose e no sexo masculino, motivo este da ampliação para meninos de 9 a 14 anos. Antes a vacina era aplicada para meninos de 11 a 14 anos. Já as meninas continua sendo de 9 a 14 anos. No município a vacinação de meninos e meninas somam 4.767 doses aplicadas em 2020 e 7.816 doses aplicadas em 2021. Em 2022 são 3.652 doses.


Para minimizar a ida aos postos de vacinação, as vacinas ACWY e HPH serão aplicadas simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional da criança e do adolescente. Para ser vacinado é obrigatório apresentar a carteira de vacinação e um documento pessoais, como RG, CPF, Cartão do SUS. O atendimento é de livre demanda.


A ampliação passa a valer a partir dessa quinta-feira (15), sempre das 8h30 às 16h. Vale ressaltar que, entre os pontos de imunizações, no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) o atendimento é somente para pacientes com condições clínicas especiais até 45 anos (vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula e pacientes oncológicos). Nos demais, o atendimento é de livre demanda.


Confira os postos de vacinação na Baixada Campista:

  • Hospital São José
  • UBS Poço Gordo
  • UBS Ponta Grossa dos Fidalgos
  • UBS Saturnino Braga
  • UBS Tocos
  • UBSF Lagamar/Farol de São Thomé
  • UBSF Santo Amaro







Secom

Postar um comentário

0 Comentários