Petrobrás e Equinor iniciam projeto de recuperação avançada de petróleo no campo de Roncador - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Petrobrás e Equinor iniciam projeto de recuperação avançada de petróleo no campo de Roncador

 

Plataforma P-62, no campo de Roncador

Uma semana repleta de novidades na Bacia de Campos. A Petrobrás e a norueguesa Equinor conseguiram iniciar seu projeto de recuperação avançada de petróleo (IOR, na sigla em inglês) em dois poços do campo de Roncador. A produção nesses dois poços começou com quase cinco meses de antecedência, a um custo 50% inferior do que o previsto anteriormente. O objetivo das duas empresas é aumentar as taxas de recuperação do campo, agregando produção de grande valor e demonstrando o potencial de alavancar novas tecnologias.


Os dois poços do tipo IOR adicionaram cerca de 20 mil barris de óleo equivalente por dia a Roncador, na Bacia de Campos, elevando a produção diária do campo para aproximadamente 150 mil barris e reduzindo a intensidade de carbono (emissões por barril produzido). Este foi só o início dessa jornada tecnológica. As petroleiras pretendem perfurar um total de 18 poços com a técnica de IOR, que deverão fornecer recursos recuperáveis adicionais de 160 milhões de barris.


“Estamos muito orgulhosos da realização alcançada pela parceria entre Petrobrás e Equinor, entregando este projeto antes do prazo e abaixo do orçamento. Esse marco demonstra a capacidade da parceria de aumentar a produção e o valor por meio da tecnologia”, disse a presidente da Equinor Brasil, Veronica Coelho. “A Petrobrás aproveitará sua experiência como uma das maiores operadoras de águas profundas e desenvolvedores do pré-sal do mundo e a Equinor utilizará sua tecnologia, conhecimento e décadas de experiência em IOR na plataforma continental norueguesa”, acrescentou.


Além dos 18 poços IOR planejados, a parceria acredita que pode melhorar ainda mais a recuperação e visa aumentar os recursos recuperáveis em um total de 1 bilhão de barris de óleo equivalente. O campo possui mais de 10 bilhões de barris de óleo equivalente em operação, sob licença com duração até 2052.  O acordo de aliança estratégica também inclui um programa de eficiência energética e redução de emissões de CO2 para Roncador. A Petrobrás opera o campo com 75% de participação, enquanto a Equinor detém uma fatia de 25%.


Outra novidade importante na Bacia de Campos foi anunciada nesta semana pela Petrobrás, desta vez em Marlim. A estatal declarou que conseguiu um novo recorde nacional no tempo de construção de um poço em águas profundas. O feito foi alcançado no poço 7-MRL-233H-RJ, em lâmina d’água de 850 metros, que foi construído em apenas 35 dias. A marca supera o melhor resultado da companhia até então (44 dias), que havia sido registrado em 2021, no campo de Golfinho, também na Bacia de Campos.









Fonte: Petronotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!