Feriado de Tiradentes terá chuva de meteoros Líridas; saiba como vê-los - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Feriado de Tiradentes terá chuva de meteoros Líridas; saiba como vê-los

 

Divulgação

Se você não estiver ocupado pegando as estradas para o feriado do Dia de Tiradentes, em 21 de abril, que tal olhar para o céu? Na madrugada do dia 21 para o dia 22, precisamente entre as 3h e as 5h, teremos o pico da Chuva de Meteoros Líridas, uma série de meteoros que consistem de fragmentos do Cometa Thatcher, que passou pelo sistema solar no século XIX.


A expectativa do evento (que já começou e tem registros desde o início de abril) é alta para os astrônomos e observadores – profissionais, afiliados ou independentes – pois nesta ocasião, especialistas estimam que a chuva dos Líridas deve exibir em torno de 15 a 20 meteoros por hora, todos bem brilhantes.


Os meteoros Líridas são fragmentos deixados pela passagem do cometa Thatcher (C/1861G1) no nosso sistema solar no século 19. Somente daqui 200 anos é que ele deverá passar por aqui novamente”, explicou Carlos Jung, diretor do Observatório Heller & Jung em Taquara, Rio Grande do Sul.


O especialista ainda indica que, no horário informado acima, há boa possibilidade de que ocorram grandes bólidos – nome atribuído a uma multitude de meteoros que podem ir desde os excepcionalmente brilhantes até os grandes formadores de crateras. Na opinião de Jung, isso só serve para aumentar o interesse no evento.


“As pessoas devem procurar lugares com menos luminosidade para observar, embora seja importante ressaltar que os Líridas são bem brilhantes”, ele comentou.


A Chuva de Meteoros Líridas tem visualização favorecida no hemisfério Norte, mas o Brasil também é facilmente contemplado nessa atividade, uma vez que o evento deve ser visível por todas as regiões daqui (sobretudo Norte e Nordeste). Considerando que sua trajetória indica que eles saiam da Constelação de Lira, há mais ou menos 25 anos-luz do Sol, é recomendado que você use um aplicativo que indique a posição dela no céu para localizar a chuva, como o gratuito Carta Celeste (Android / iOS).






Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!