ECOTURISMO: Vem Passarinhar de 15 a 17 de abril no Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 7 de abril de 2022

ECOTURISMO: Vem Passarinhar de 15 a 17 de abril no Farol

Irá acontecer no Parque Estadual da Lagoa do Açu, no Farol de São Thomé, uma área linda de restinga com várias espécies migratórias

Tangarazinho (Ilicura militaris) - Foto: Samir Mansur

Todo mês o INEA promove um evento intitulado de “VEM PASSARINHAR”, que acontece nas Unidades de Conservação do Estado, sendo que no feriado de abril (15 a 17) irá acontecer no Parque Estadual da Lagoa do Açu, no Farol de São Thomé, uma área linda de restinga com várias espécies migratórias. Confira a programação no final da matéria!


O Programa Vem Passarinhar-RJ estimula a observação de aves nas unidades de conservação, atividade acompanhada de caminhadas, contemplação da natureza e a possibilidade de belos registros fotográficos. O programa tem como objetivo contribuir para a gestão destas áreas protegidas por meio da sensibilização ambiental que proporciona a seus participantes.


Desde sua criação, em 2015, já foram avistadas 498 espécies de aves das 611 espécies da avifauna registradas no Estado do Rio de Janeiro. Só no Pelag foram mais de 200 espécies de aves catalogadas. Das espécies registradas no estado, 60 estão em alguma categoria ou status de ameaça.


O Programa Vem Passarinhar-RJ foi interrompido nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia. Agora em 2022 está de volta incentivando o ecoturismo. Mais informações sobre o Vem Passarinhar no Pelag, pelo telefone (22) 2747-5316, de segunda a sexta de 9h às17h.

PELAG


O Parque Estadual da Lagoa do Açu (PELAG) está localizado no norte do estado, entre os municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra. Com uma área de 8.251 hectares, esta unidade de conservação foi criada, entre outros objetivos, para proteger os remanescentes de vegetação nativa de Mata Atlântica, como a restinga, o mangue e uma importante área alagada, que compõe seus principais atrativos: o Banhado da Boa Vista, a Lagoa do Açu, com 13 km de extensão no litoral, e parte da Lagoa Salgada.


É possível encontrar diversas opções de lazer como: observação de aves, caminhadas, caiaque, stand up paddle, ciclismo, surfe e fotografia da natureza. A grande biodiversidade de espécies de fauna e flora e a riqueza dos ambientes a serem protegidos atraem muitos  pesquisadores e turistas, que podem ser aliados, praticando atividades de sensibilização, visitação, recreação e ecoturismo.


Para contribuir para a conservação da biodiversidade nessa tão incomum e sensível região, além de conhecer e divulgar o que viu, adote práticas como: recolher o seu próprio lixo das praias e lagoas, evitar o tráfego de veículos automotivos nas faixas de areia, evitar passear com animais domésticos nas praias e não retirar ou alterar a posição das estacas que marcam os ninhos de tartarugas marinhas na praia.


Confira a Programação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!