Sindipetro-NF fará ato no Heliporto do Farol para marcar os 21 anos do acidente com a P-36 - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 14 de março de 2022

Sindipetro-NF fará ato no Heliporto do Farol para marcar os 21 anos do acidente com a P-36

 

Divulgação

Com o tema “P-36: 21 anos de momentos perdidos”, o Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense) promove, na manhã desta terça, 15 de março, às 8h30, um ato no Heliporto do Farol de São Thomé, para marcar a passagem dos 21 anos da tragédia da P-36. O acidente aconteceu no dia 15 de março de 2001, quando uma explosão na unidade provocou a morte de 11 petroleiros.


O petroleiro Wagner Valon, um dos sobreviventes do acidente, conta em entrevista ao NF sobre o resgate do corpo de um dos colegas de trabalho e afirma que a plataforma apresentava problemas frequentes antes das explosões.


“De repente a gente ouviu um barulho e a plataforma sacudiu e em seguida os alarmes tocaram. Houve um deslocamento de ar e pessoal começou a correr. Eu fui até onde aconteceu o acidente. Quando cheguei lá, os caras estavam mortos. Foi terrível”, conta Valon.


O diretor do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, avalia a importância dessa atividade para a categoria petroleira.


“Neste ano, o dia 15 de março marca a data dos 21 anos do acidente P-36, que matou 11 trabalhadores. Nesses 21 anos, as famílias não puderam compartilhar os bons momentos da vida com os que se foram. Por isso, o Sindipetro-NF a cada ano relembra aos trabalhadores que somos mais fortes juntos, e assim, devemos lutar para que nenhuma família jamais perca outro momento com aqueles que amamos” – disse Alexandre.


Durante o ato, os diretores do Sindipetro-NF irão denunciar como as mudanças recentes na Petrobrás, com venda de ativos e aumento da terceirização, tem elevado os riscos de acidentes e mortes.


A passagem dos 21 anos do acidente também será marcado com um anúncio nas principais emissoras de TV da região, materiais nas redes sociais do Sindipetro-NF e pela realização de uma live no dia 16 de março às 19h, no canal do youtube e facebook da entidade com o tema “P-36: 21 anos de momentos perdidos”, para debater com a categoria petroleira e com a sociedade o acidente e sua repercussão no mundo, a saúde e segurança do trabalho, além dos problemas que a categoria enfrenta diariamente.


Relembre a tragédia


No início da madrugada de 15 de março de 2001, a P-36, que operava no campo de Roncador, na Bacia de Campos, sofreu duas explosões em uma de suas colunas num intervalo de 20 minutos.


A segunda explosão causou a morte dos 11 trabalhadores que integravam a brigada de incêndio da unidade: Adilson Almeida de Oliveira, Charles Roberto Oscar, Emanoel Portela Lima, Ernesto de Azevedo Couto, Geraldo Magela Gonçalves, Josevaldo Dias de Souza, Laerson Antônio dos Santos, Luciano Cardoso Souza, Mário Sérgio Matheus, Sérgio dos Santos Souza e Sérgio dos Santos Barbosa.


Dias depois, toda a estrutura da então maior plataforma do mundo afundou levando os corpos desses trabalhadores para o fundo do mar.






Fonte: Sindipetro NF

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!