Parque Estadual da Lagoa do Açu completa 10 anos com programação comemorativa - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 17 de março de 2022

Parque Estadual da Lagoa do Açu completa 10 anos com programação comemorativa

 O Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag), localizado no Farol de São Thomé, possui 8.251 hectares de muita beleza natural com mais de 200 espécies de aves já registradas e fotografadas pelos Guarda Parques do PELAG, que completará 10 anos no dia 20 de março. Em comemoração, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), responsável pela conservação e preservação do Parque, realizará uma programação de três dias, de 18 a 20 de março, com inúmeras atividades. 


Criado em 2012, um dos principais objetivos do Pelag é proteger os remanescentes de vegetação nativa de Mata Atlântica, como a restinga, o mangue e uma importante área alagada, que compõe seus principais atrativos: o Banhado da Boa Vista, a Lagoa do Açu, com 13 km de extensão no litoral, e parte da Lagoa Salgada.


É possível encontrar diversas opções de lazer como: observação de aves, caminhadas, caiaque, stand up paddle, ciclismo, surfe e fotografia da natureza.

Fauna


O parque abriga aves migratórias como vira-pedras, maçarico-acanelado e maguari e uma grande variedade de espécies ameaçadas de extinção, além de várias outras espécies nativas de aves, tais como: socoí-vermelho, arapapá, bate-bico, gaturamo-rei, narceja-de-bico-torto e saíra-beija-flor.


Outras espécies da fauna também são encontradas, tais como: ouriço-cacheiro, tamanduá-mirim, cachorro-do-mato, entre os mamíferos.


Programação comemorativa


A comemoração de aniversário terá a abertura no dia 18, às 9h, na sede do Pelag, que fica na Avenida Olavo Saldanha, 240, no Posto 6, em Farol de São Thomé. A programação para a sexta-feira, 18, contará com ações ao longo do dia, até as 16h: com Feira de Ciências da Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf); atividades com escolas, incluindo concurso de redação, concurso de desenho e pintura no rosto; lançamento e apresentação do livro “Pelag – Parque Estadual da Lagoa dos Açu – uma beleza a ser desvendada”; exposição digital: Aves do Pelag e exposição do projeto da nova sede do Parque.


No sábado 19, as atividades começarão mais cedo, às 7h, com competições poliesportivas e gincanas entre equipes formadas por Guarda-Parques das unidades de conservação do Estado, com inclusão da comunidade local: haverá corrida rústica 2.0; esporte aquático em grupo com stand; jogos como labirinto, espirobol, pique-bandeira e cabo de guerra.


Já no domingo 20, haverá passeio ciclístico, plantio de mudas de espécies nativas de restinga, no sítio Recanto dos Coqueiros; passeio de caiaque no Parque, participação do MAP-BC (mutirões agroecológicos para o exercício pedagógico do bem viver na Baixada Campista), competição de canoagem, visita guiada na Trilha da Praia, show com o artista Igor Santana, além de concurso de fotografia em duas categorias: câmera e celular.  Confira abaixo a programação na íntegra!


Para contribuir para a conservação da biodiversidade nessa tão incomum e sensível região, além de conhecer e divulgar o que viu, o INEA pede para que os visitantes adote práticas como: recolher o seu próprio lixo das praias e lagoas, evitar o tráfego de veículos automotivos nas faixas de areia, evitar passear com animais domésticos nas praias e não retirar ou alterar a posição das estacas que marcam os ninhos de tartarugas marinhas na praia.


Atividades permitidas no Parque : 


  • Visitação para lazer e recreação;
  • esportes de aventura;
  • esportes radicais;
  • turismo de aventura;
  • ecoturismo;
  • educação ambiental;
  • interpretação ambiental;
  • pesquisa científica;
  • atividades artísticas de fotografia, filmagem e artes plásticas; e
  • outras atividades compatíveis com os propósitos e objetivos dos parques estaduais, a critério do Inea. 


Os guarda-parques realizam visitas guiadas, previamente agendadas, com estudantes, trilheiros, ciclistas e todo tipo de grupo. Basta entrar em contato pelo telefone: (22) 2747-5316, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.


Confira a programação na íntegra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!