Olhos no céu: março terá Lua cheia e conjunção entre Marte, Vênus e Saturno - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 15 de março de 2022

Olhos no céu: março terá Lua cheia e conjunção entre Marte, Vênus e Saturno

 

Divulgação

Março é o mês agitado pelas chuvas em boa parte do Brasil, mas astronomicamente falando o período terá um céu pouco movimentado. O destaque fica por conta de belos alinhamentos entre planetas e a oportunidade de observar mais uma Lua cheia.


Além disso, acontece um fenômeno invisível, mas muito interessante: o equinócio de outono, que dá início à nova estação. Acabou o verão! Conheça abaixo os eventos astronômicos mais importantes de março, especialmente aqueles visíveis a olho nu.


Para observar, não é preciso qualquer instrumento, basta saber para onde olhar. E lembre-se: quanto mais alto você estiver e mais limpo for seu horizonte, sem prédios ou luzes artificiais, melhor.


Um site ou app de astronomia (como Skywalk, Starchart, Sky Safari ou Stellarium) ajudam a encontrar a posição e movimentação dos objetos celestes. Um par de binóculos ou uma câmera com bom zoom podem deixar a experiência mais interessante e render belos registros.


18/3: Lua cheia – Lua das Minhocas

A Lua cheia de março é conhecida como “Lua das Minhocas” por algumas culturas do Hemisfério Norte. Com o final do inverno por lá (e do verão deste lado do globo), o gelo derrete, expondo o solo e seus habitantes, como as minhocas e vermes. Mais uma grande oportunidade boa de observar a Lua em seu brilho máximo, próxima ao horizonte, logo após o pôr do Sol.


20/3: Equinócio de Outono – fim do verão

Este dia marca o final do verão e o início do outono no Hemisfério Sul — e do inverno e da primavera, respectivamente, do outro lado do globo. Às 12h33, será oficialmente uma nova estação: o exato momento em que a luz solar incide igualmente entre os dois hemisférios, alinhada com o Equador, e o Sol avança para o lado norte do firmamento.


A palavra “equinócio” vem do latim, e significa “noite igual” —nesta ocasião, dia e noite têm exatamente a mesma duração.


20/3: Elongação máxima de Vênus a Oeste

Apesar de ser o segundo objeto mais brilhante de nosso céu noturno — só perde para a Lua —, para observar Vênus é preciso saber bem quando olhar.


Assim como Mercúrio, há épocas em que ele atinge seu brilho máximo logo antes de o Sol nascer, conhecido popularmente como “estrela da manhã” (Estrela d’Alva); em outras, ao anoitecer, chamado de “estrela da tarde” (Vésper). No final de março, Vênus estará o mais longe possível do Sol, a partir das 3h da manhã. Uma ótima janela de observação.


28/3: Conjunção entre Lua, Marte, Vênus e Saturno

O mais belo alinhamento do mês envolve a Lua e três belos planetas. A conjunção acontece de madrugada, mas vale a pena acordar cedo (ou não dormir). A partir das 3h30, olhe para leste (direção onde nasce o Sol), próximo ao horizonte, e já poderá ver o sorriso da Lua minguante formando quase um paralelogramo com Marte, acima, Saturno, abaixo, e Vênus, à esquerda.


A conjunção pode ser vista até o amanhecer do dia 28, na região da constelação de Capricórnio. Até o final do mês, estes astros continuam próximos e dignos de observação.








Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!