A partir desta segunda-feira CCZ promove várias ações no Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 2 de janeiro de 2022

A partir desta segunda-feira CCZ promove várias ações no Farol

 Haverá vacinação antirrábica de cães e gatos, castração, combate ao mosquito transmissor da dengue, aos roedores e apreensão de animais soltos nas vias públicas

Foto: César Ferreira

A partir desta segunda-feira (03), equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vão iniciar uma série de ações na praia do Farol de São Thomé para garantir a segurança dos moradores e veranistas durante o verão. Foi disponibilizada uma sala, no estande da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, na Avenida Olavo Saldanha (Atlântica), para atuação dos profissionais. No espaço ficará a unidade móvel do órgão, um trailler climatizado, para vacinação antirrábica de cães e gatos.


Segundo o diretor do CCZ, Carlos Morales, uma das Unidades Móveis de Castração de Cães e Gatos (CastraMóvel) também será levada para a praia a fim de atender moradores do Farol e da Baixada Campista que fizeram o agendamento por meio do site do órgão (cczcampos.com.br), para serem beneficiados pelo serviço. “Pretendemos realizar 15 castrações/dia, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h”, afirmou.


Morales disse ainda que 30 agentes de endemias farão visitas domiciliares para identificar e eliminar os focos dos vetores das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). “Os agentes vão orientar sobre a importância de cada um colaborar, se dedicando 10 minutos por semana para inspecionar as próprias casas em busca ativa de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e eliminá-los”, afirmou ele, ressaltando que um veículo, batizado de Motofog Fumacê, também estará circulando pelas ruas para combate à dengue e outras pragas.


“Haverá ainda uma equipe que vai atuar semanalmente no combate aos roedores. Outro trabalho que será intensificado será o de apreensão de animais de grande porte soltos nas vias públicas. O caminhão vai circular duas vezes por semana para recolher esses animais e o proprietário, se identificado, penalizado”, acrescentou Morales, destacando que as ações serão realizadas até o final de fevereiro.






SubCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!