Lua fará conjunção visível a olho nu com três planetas - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Lua fará conjunção visível a olho nu com três planetas

 Para visualizar os fenômenos, não será necessário uso de um telescópio. No entanto, é importante que a condição climática esteja boa

O céu ainda guarda surpresas para 2021. Desta vez, a lua vai fazer um show astronômico junto com outros três planetas no céu durante a noite. Vênus, Saturno e Júpiter estão alinhados e vão fazer uma conjunção especial com a Lua.


De acordo com o Gaturamo Observatório Astronômico da UFES (Goa), após o pôr do sol, a cada noite, a Lua se juntará a um planeta diferente.


A conjunção teve início na noite de segunda-feira (06). A fina Lua Crescente passou por Vênus, formando um perfeito par.


Após a passagem por cada planeta, os quatro astros vão se encontrar no céu fazendo um lindo espetáculo. O alinhamento acompanhado da conjunção, terá início nesta quinta-feira (09) e poderá ser visto até esta sexta-feira (10).


Segundo o GOA, para visualizar os fenômenos, não será necessário o uso de um telescópio. Apesar disso, é importante uma boa condição climática. No céu, os astros serão os mais brilhantes.


"Tudo é visível a olho nu, mesmo em cidades bem iluminadas. Tente observar os planetas após o pôr do sol, antes que o céu fique completamente escuro. As conjunções emolduradas pelas cores degradê crepuscular são verdadeiros espetáculos no céu" explicou o Centro Observatório da Ufes. 


O calendário astronômico do mês de dezembro está recheado de fenômenos. No último mês do ano, vai ter passagem de asteroide potencialmente perigos e chuva de meteoro.


De acordo com a Agência Espacial Americana (NASA), o asteroide 4660 Nereus possui 492 pés de comprimento, equivalente a aproximadamente 150 metros de comprimento. Ele vai entrar na órbita da Terra no dia 11 de dezembro.


A imensa rocha espacial chegará a cerca de 4,6 milhões de milhas (7,4 milhões de quilômetros) da Terra A agência classificou o fato como "potencialmente perigoso".


Embora seja classificado assim, a Nasa relatou que não há nenhuma ameaça à humanidade, e não há motivo para preocupação, já que o astro passará a cerca de 3,9 milhões de quilômetros da Terra.


Já nos dias 13 e 14, o céu será palco de um espetáculo: um pico da chuva de meteoros Geminídeas, considerada pela Nasa uma das melhores e mais marcantes do ano. Será possível visualizar até 120 meteoros por hora.


No céu do território brasileiro, as luzes em movimentos poderão ser observadas, embora ele seja mais visível do hemisfério Norte.


Segundo especialistas, acredita-se que a Geminídeas seja originária dos fragmentos do asteroide 3200 Faetonte, que passou "raspando" pela Terra em novembro de 2017. 







Folha Vitória


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!