Cobra jiboia resgatada pelo Grupamento Ambiental no Xexé - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Cobra jiboia resgatada pelo Grupamento Ambiental no Xexé

 Os animais silvestres resgatados pelo GAM são soltos em áreas de proteção ambiental.

Foto: Divulgação / GCMC

Neste domingo 05, uma cobra jiboia de menor porte foi resgatada no Xexé, na praia do Farol de São Thomé, próximo às residências, pelo Grupamento Ambiental (GAM). O coordenador do GAM, Ralph Xavier, explica que é comum após longo período de chuvas e o surgimento do sol, alguns animais silvestres começarem a aparecer em vários locais. “Eles saem de seu habitat natural e, provavelmente, aparecem em residências e na área urbana em busca de comida e abrigo. Só no domingo, foram capturadas uma jiboia no Xexé, um gambá em Goitacazes e um ouriço-cacheiro no Caju”, disse.


A orientação do GAM sempre é que, ao identificarem qualquer animal silvestre, as pessoas isolem a área onde está o animal e acionem o Grupamento Ambiental, para que os agentes possam ir ao local resgatar e devolvê-lo à natureza. “Lembramos que animais estressados ou que se sintam ameaçados podem atacar, tentando se defender”. O GAM pode ser acionado através dos telefones 153, (22) 98175-0785 ou (22) 98175-0758.


Entre os animais silvestres que mais são resgatados pelo GAM, estão o gambá, pássaros e cobras de diferentes tipos, como a papa-pinto, jiboia e cega, mas outras espécies também foram resgatadas, como gavião carijó, coruja, tamanduá mirim, jaguatirica, cágado, gato maracajá, coelho silvestre, entre outros. Somente nos primeiros dez primeiros meses deste ano, o GAM resgatou 271 animais na Região, superando todo o ano de 2020, quando foram resgatados 221 animais.


Os animais silvestres resgatados pelo GAM são soltos em áreas de proteção ambiental. Ainda de acordo com o órgão, normalmente os animais saem do seu habitat em busca de abrigo e alimento. Como têm muitas novas construções próximas às áreas de habitat.






Subcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!