Rede estadual de educação abre 1ª fase de matrículas para 2022; veja como se inscrever - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 14 de novembro de 2021

Rede estadual de educação abre 1ª fase de matrículas para 2022; veja como se inscrever

 Esta etapa é voltada para os alunos que desejam ingressar na rede estadual, mudar de escola ou que perderam a renovação. O prazo das inscrições vai até o dia 5 de dezembro.

A rede estadual de educação do Rio de Janeiro abriu nesta quarta-feira (10) a 1ª fase de matrículas para 2022. Esta etapa é voltada para os alunos que desejam ingressar na rede estadual, mudar de escola ou que perderam a renovação.


Segundo a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, essa fase do processo não é por ordem de inscrição. Contudo, o prazo para fazer o cadastro vai até o dia 5 de dezembro.


Os interessados deverão acessar o site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) e verificar a oferta de escolas, séries, cursos e turnos disponíveis, como e quando confirmar a matrícula na escola.


Detalhes da matrícula


No ato da inscrição, o candidato pode escolher, no mínimo, duas escolas de sua preferência, sendo que é necessário ter três opções na combinação de escola/curso/série/turno.


Após a inscrição, os estudantes serão alocados obedecendo aos seguintes critérios do Estatuto da Criança e do Adolescente, nesta ordem:


  • Preferência à pessoa com deficiência;
  • Preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos;
  • Permanência na rede pública de ensino;
  • Proximidade da residência;
  • Em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.


No dia 20 de dezembro, o resultado da alocação será divulgado no site Matrícula Fácil.


O responsável - ou o aluno maior de 18 anos – deverá, então, comparecer à escola, no período de 4 a 13 de janeiro de 2022, e realizar a confirmação da matrícula.


A ficha de conclusão da inscrição informa a documentação necessária a ser apresentada no momento da confirmação de matrícula na escola onde o candidato for alocado.


Serviço:


Primeira fase de matrícula: de 10 de novembro a 5 de dezembro no site www.matriculafacil.rj.gov.br


O resultado da alocação será divulgado no dia 20 de dezembro.


A confirmação da pré-matrícula na escola será entre os dias 4 e 13 de janeiro de 2022 (em dia e horário informados no site).








G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!