Ticker

6/recent/ticker-posts

Moradores e produtores no Açu afetados pela chuva; famílias precisaram deixar suas casas

Com lençol freático encharcado pela chuva, Lagoa Salgada transbordou e ruas também ficaram alagadas; Inea autorizou abertura emergencial da barra na Lagoa do Açu

Foto: Reprodução - Ascom

A Prefeitura de São João da Barra esteve com equipes e maquinários no Açu nesta segunda-feira, 1º, para realizar o escoamento da água da chuva e prestar assistência aos moradores e produtores rurais afetados. A intensidade da chuva provocou grande alagamento em todo o quinto distrito, atingindo áreas rurais, casas e ruas. Para drenar a água que acumulou em algumas ruas e casas e ajudar as famílias que tiveram suas casas alagadas estão sendo utilizadas bombas e mangueiras. 


O alto índice pluviométrico provocou aumento no nível do lençol freático, causando o transbordamento da Lagoa Salgada e impossibilitando o escoamento natural das águas de chuva, o que afetou ainda mais os produtores rurais. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) autorizou a Prefeitura a abrir a barra na Lagoa do Açu de forma emergencial. A ação vai desafogar a Lagoa Salgada, permitindo o escoamento das águas represadas. O trabalho já foi iniciado.


A ação integrada envolve várias secretarias do governo municipal: Meio Ambiente e Serviços Públicos, Assistência Social e Direitos Humanos, Obras e Serviços, Saúde, Educação e Cultura, Segurança Pública, Transporte e Trânsito e Agricultura. As famílias que precisaram deixar suas casas estão sendo abrigadas na Creche Municipal Maria Alaíde do Espírito Santo para receber todo o suporte que necessitam. Seus pertences também estão sendo transportados. 

As equipes vão continuar no Açu prestando auxílio aos moradores e produtores e monitorando a situação da lagoa. A previsão é de mais chuva para os próximos dias e por isso, há necessidade de monitoramento permanente.






Ascom SJBlo

Postar um comentário

0 Comentários