Com mais de mil inscritos, HackAÇU anuncia vencedores da maratona de inovação online promovida pelo Porto do Açu - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Com mais de mil inscritos, HackAÇU anuncia vencedores da maratona de inovação online promovida pelo Porto do Açu

 53 soluções inovadoras foram desenvolvidas para São João da Barra e Campos

Divulgação

Um filtro que separa óleo e água, um jardim com plantas aquáticas para recuperar ambientes, uma unidade de beneficiamento para transformar resíduo em insumo agrícola e uma cooperativa que gera energia elétrica renovável a partir de resíduos orgânicos. Estas e outras soluções que têm potencial para impulsionar a economia no território foram destaques na maratona de inovação online HackAÇU.


A iniciativa do Porto do Açu foi realizada de 22 a 24 de outubro, com o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação, gerar integração com a comunidade e criar soluções para potencializar o desenvolvimento socioeconômico e sustentável nas cidades de São João da Barra e Campos dos Goytacazes. O evento contou com a participação de mais de mil pessoas de 138 cidades e 24 estados brasileiros. Também teve apoio de mais de 30 parceiros entre instituições de ensino e hubs de inovação, além da operação da Panic Lobster. A conexão entre estudantes, universitários, professores, comunidade e profissionais do mercado fortaleceu a missão da Porto do Açu.


Ao longo de três dias de evento, os participantes tiveram que criar ideias que contribuíssem para seis desafios divididos em três categorias: Meio Ambiente, Pessoas e Comunidade e Negócios Sustentáveis. Ao final da maratona, 53 soluções foram apresentadas. Todas as soluções criadas estão disponíveis para consulta em um banco aberto (https://hackacu.com.br/solutions/), para que a comunidade possa se beneficiar. As lives de conteúdo também estão disponíveis ao público no YouTube.


Para Vinicius Patel, Diretor de Administração Portuária da Porto do Açu Operações, o resultado superou as expectativas, cumprindo com o objetivo principal de desenvolver o ecossistema de inovação local.


"Um dos grandes pensadores da administração, Peter Drucker, fala que empreendedorismo não é um traço de personalidade, é um comportamento! E o que a gente fez no HackAÇU foi praticar este comportamento. Tenho certeza de que todos que participaram se colocaram em uma situação de crítica, análise, avaliação, e isso nos faz refletir também sobre como estamos sendo empreendedores. Empreender não é necessariamente ter uma ideia e criar uma empresa. Mas sim, aplicar esta ideia, ser dono dela, no sentido de se apropriar e fazer com que ela aconteça", finaliza Patel.


O HackAÇU foi uma realização do Porto do Açu, que opera no Norte Fluminense desde 2014 e é um dos maiores complexos porto-indústria do país. Com soluções de operação e estrutura cada vez mais inovadoras, tecnológicas e sustentáveis, o Porto tem como missão também estimular o desenvolvimento das cidades e da comunidade do entorno do empreendimento.


SOLUÇÕES


Confira as soluções finalistas do HackAÇU e abaixo,  um pouco das equipes vencedoras:


1º LUGAR - Unidade de Beneficiamento de Lodo

A unidade vai transformar o resíduo gerado nas estações de tratamento de esgoto em insumo para os agricultores.


Integrantes: Gustavo Wyse Abaurre, Elton Luis da Silva Abel, Jorge Makhlouta Alonso, Alan Henrique Marques de Abreu e Leandro Jorge Telles Cardoso.


“Estamos muito felizes com o resultado. Houve a possibilidade de amadurecer uma ideia de negócio que os integrantes da nossa equipe já vinham trabalhando. A dinâmica das entregas e o feedback dos mentores foi fundamental para o amadurecimento da ideia.”, conta o líder da equipe Gustavo Wyse Abaurre.


2º LUGAR - Caiapé

Um jardim flutuante para ajudar gestões ambientais a restaurar os ambientes aquáticos através da retirada de contaminantes utilizando plantas aquáticas.


Integrantes: Gabriela Petroceli Mota, Álef da Silva Sousa, Analyse Villanueva Gaete, Glacielen Ribeiro de Souza, Francisnei Pedrosa da Silva e Ingrid de Souza Siqueira



“Tentamos levar ao máximo nosso conhecimento acadêmico para criar o protótipo da ideia, já que esse seria um grande desafio, sair da conhecimentos teóricos obtidos na academia para um desenvolvimento prático de uma ideia, colocar algo para fora”, comemora Álef da Silva Sousa.


“Fiquei radiante com o resultado e esperançosa para implementar os jardins flutuantes. Confesso que o HackAÇU foi um empurrão para nossa ideia ganhar forma e espero que agora possamos tirá-la do papel. A maior premiação foi a nossa experiência e todo o processo para gerarmos o protótipo”, Glacielen Ribeiro de Souza.


A Gabriela Petroceli Mota disse estar ansiosa para implementar o produto no mercado. “Chegar ao pódio deu um gás para estruturar a empresa e deixar de ser uma idealização. Sou extremamente grata pela oportunidade e reconhecimento.”, disse Gabriela.


3º LUGAR - Filtro Compacto Separador água/óleo (S.A.O)

Destinado para embarcações de pequeno porte a resolver o acúmulo de resíduos oleosos a bordo.


Integrantes:  Diego Ferreira Caetano, Marcos Alberto Soares, Hermison de Souza Dutra, Jose Eduardo Dias Ramos, Jean Carlos Vieira da Cunha e Mauro Bazbuz


“Adoramos a premiação, mas o mais importante foi poder participar de maneira dinâmica mesmo que à distância, nos desafios propostos!”, afirma Diego Ferreira Caetano. 







Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!