Saúde de Campos reduz faixa etária para rastreamento do câncer de mama - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 31 de outubro de 2021

Saúde de Campos reduz faixa etária para rastreamento do câncer de mama

 O exame de mamografia tão importante para o diagnóstico, poderá ser agendado através de aplicativo, telefone (22) 98168-9811 ou na UBS mais próxima

A Secretaria Municipal de Saúde, reduziu a faixa etária para rastreamento do câncer de mama, através da mamografia. No protocolo do Sistema Único de Saúde (SUS), o exame é feito em mulheres com idade entre 50 e 69 anos de idade. A partir de agora, o agendamento em Campos poderá ser feito por mulheres a partir dos 40 anos.


Segundo o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, a decisão de diminuir a idade para a realização do exame se deve ao fato da necessidade de realizar cada vez mais precocemente a detecção do câncer para que sejam maiores as chances de tratamento com sucesso.


O agendamento já teve início, com a oferta de 1.550 vagas. O procedimento continuará sendo disponibilizado pelo aplicativo Consulta Fácil, onde a mulher deve manter o cadastro atualizado e acompanhar as demandas solicitadas.


O secretário explicou ainda que nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) serão agendadas apenas mamografias para mulheres com alto risco de câncer de mama por possuírem histórico familiar ou que apresentarem alterações na mama, como nódulo (caroço) ou espessamento (área mais endurecida), além de mudança na pele da mama (retração ou aparência de “casca de laranja”), saída espontânea de líquido do mamilo (bico do peito) ou acompanhamento pós-câncer.


Na eventual dificuldade ou existência de dúvidas para utilizar o aplicativo, a pessoa deve ligar no telefone do Núcleo de Controle e Avaliação, que é o (22) 98168-9811 ou procurar a UBS mais próxima da sua residência ou o próprio Núcleo, que está localizado à Rua Voluntários da Pátria, nº185, no Centro.


No mês de outubro, as ações da Secretaria Municipal de Saúde estiveram voltadas para a prevenção do câncer de mama e também do câncer de colo do útero. Foram ofertados 8.626 serviços, entre atendimento ginecológico, coleta de preventivo, mamografia e ultrassonografia de mama. Um total de 2.488 mulheres realizou o exame de mamografia.


A secretaria pede às mulheres que não deixem de comparecer ao exame no dia e horário agendados. “Pelo menos 20% das mulheres que agendaram o exame em outubro não compareceram para a realização do mesmo”, disse Paulo Hirano. Foram ofertadas 3.300 vagas.








Subcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!