Lançado em Campos o Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 28 de agosto de 2021

Lançado em Campos o Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, lançou neste sábado (28), em Campos, o Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos (Promar). O ministro e toda comitiva ministerial foram recebidos pelo prefeito Wladimir Garotinho, atual presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro). Junto com a comitiva vieram o deputado federal Christino Áureo e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinícius Farah.


A principal pauta do ministro envolve o Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos (Promar), instituído pela Resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), de número 10/2020. O programa é uma de suas iniciativas e tem como objetivo definir estratégias e estabelecer marcos regulatórios para recuperar o nível de produção de áreas exploratórias em declínio, aproveitando tecnologia e o interesse das operadoras internacionais em investir na região, ou seja, o programa foi criado para melhorar o aproveitamento dos recursos petrolíferos nacionais, ampliar o pagamento das participações governamentais e da indústria de bens e serviços voltados para a exploração e produção de petróleo e gás natural em áreas marítimas.

Foto: César Ferreira 

Ministro ressalta importância da Bacia de Campos no cenário nacional


A Bacia de Campos tem um simbolismo muito grande para o Brasil. A sociedade brasileira descobriu que o petróleo e o gás natural são riquezas do país por meio da Bacia de Campos. O Rio de Janeiro é o estado da energia do Brasil, não só na área de petróleo e gás, mas também no que diz respeito a energia elétrica; e o lançamento do Promar, no município de Campos, vai gerar mais empregos e renda, por meio de investimentos que já estão sendo feitos não só pela Petrobras, mas por outras empresas que estão sendo atraídas para a Bacia de Campos, já que esta região detém de uma ótima infraestrutura e logística”, disse o ministro.


O Porto do Açu é uma âncora fundamental desta infraestrutura que o Estado do Rio de Janeiro oferece para a atividade do petróleo e gás, algo de extrema importância não só para estado como para o país. E mostra também porque o Estado do Rio é o grande polo da energia da federação brasileira. Nossa missão é trabalhar para que esta estrutura cada vez mais seja utilizada por estas novas empresas que estão vindo para operar aqui -  disse ainda o ministro.


Bento Albuquerque falou também da receita proveniente dos royalties. “Campos já teve uma grande arrecadação por conta da atividade de petróleo e gás, que registrou declínio nos últimos anos. Agora, já percebemos uma recuperação e temos certeza que esse quadro apresentará crescimento nos próximos anos”, apontou.


O prefeito Wladimir Garotinho destacou a união entre os governos municipal, estadual e federal para o caminho do desenvolvimento. “A vinda do ministro de Minas Energia, Bento Albuquerque, a Campos representa novos tempos. O Promar é um programa essencial para a revitalização dos campos maduros e que vai trazer investimentos para toda a nossa região”, destacou.


Representação da Petrobras em Campos

Foto: César Ferreira 

O prefeito Wladimir Garotinho encaminhará um documento para o Ministério de Minas e Energia solicitando maior representatividade da Petrobras em Campos. O assunto foi debatido, neste sábado (28), durante o encontro.


Um dos pedidos do prefeito é a instalação de um escritório local ou de um departamento que represente a Petrobras. Além disso, Wladimir sugeriu a criação, em Campos, de um museu com toda a história do petróleo, desde a década de 70, com o surgimento da Bacia de Campos, que já foi responsável por 86% pela produção nacional.


A nossa produção é marítima, e não terrestre, indo de encontro ao símbolo que foi instalado na entrada da nossa cidade. Sendo assim, solicitei ao ministro a troca deste ‘cavalo de pau’ por um símbolo que possa referenciar o município na produção offshore”, comentou Wladimir.


O ministro informou que todas as pautas serão avaliadas pela equipe da Secretaria Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. O titular do setor, José Mauro Ferreira, também participou do lançamento do Promar em Campos.


Na reunião, realizada no Gabinete do Prefeito, estavam presentes ainda o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinícius Farah; o deputado federal Christino Áureo; o presidente da Câmara Municipal de Campos, Fábio Ribeiro; o secretário municipal de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves; e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Mérida.


Após lançamento do Programa ministro visita a plataforma Pampo, na Bacia de Campos e Usina Termelétrica Marlim Azul, em Macaé


Em julho de 2020, a Petrobras concluiu a venda do polo Pampo e Enchova, englobando 10 campos em águas rasas na Bacia de Campos, para a Trident Energy do Brasil, que passou a ser operadora dos ativos com 100% de participação. O valor do negócio foi cerca de R$ 1 bilhão.


Estes campos foram descobertos na década de 70 e produziam cerca de 25 mil barris de petróleo por dia antes da cessão dos direitos para Trident. A produção se mantém estável até hoje, entretanto o planejamento da Trident é instalar em 2023 uma nova unidade de produção no polo Pampo e Enchova, com capacidade de produção de 55 mil barris de petróleo por dia.


UTE MARLIM AZUL - Localizada em Macaé, a Usina Marlim Azul é um projeto vencedor do leilão de energia de 2017 e operará com gás do pré-sal brasileiro, com um dos Custos Variáveis Unitários (CVU) mais competitivos entre as usinas a gás. O projeto será 50,1% do Pátria Investimentos, 29,9% do Grupo Shell e 20% da Mitsubishi Hitachi Power Systems. A Joint-Venture investirá US$ 700 milhões na construção da termelétrica, que terá a Shell Brasil como fornecedora de gás natural para a planta.


A comercialização da energia gerada será tanto no mercado cativo, através do leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em dezembro de 2017, como no ambiente de Contratação Livre de Energia (ACL), através da Shell Energy Brasil S.A. A UTE Marlim Azul tem expectativa de despacho de mais de 80%, o que permitirá complementar a intermitência da geração renovável com a exploração das reservas de gás natural do pré-sal. A previsão de entrada em operação é em 2023. No pico da construção da planta, o número de empregos diretos criados poderá chegar a 1.500 postos de trabalho.


Etapa do Projeto Promar terá uma nova rodada na terça 31, e acontecerá no auditório do Hotel Royal Atlântica, em Macaé, a partir das 9h. O evento terá  transmissão simultânea pela página oficial da Prefeitura de Macaé na plataforma Youtube.


Dia 31/08/2021 - Macaé

  • Abertura 10:00-10:30 – Apresentação MME
  • 10:30-11:15 – Sessão 1 – Projetos “tie back” e revitalização da Bacia de Campos
  • 11:15-12:00 – Sessão 2 – Acumulações de Economicidade Marginal e Eventuais Incentivos

  • 12:00-13:00 – Almoço

  • 13:00-13:15 – Entrega de Título de Cidadão Macaense
  • 13:15-14:00 – Sessão 3 – RANP 817/20 – Remoção de Instalações
  • 14:00-14:45 – Sessão 4 – RANP 806/20 – Queima de gás
  • 14:45-15:30 – Sessão 5 – Boas Práticas para a Transição de Operações 15:30-15:45 – Intervalo
  • 15:45-16:30 – Sessão 6 – Aspectos relacionados ao Meio Ambiente
  • 16:30-17:30 – Sessão 7 – Outras questões em discussão no PROMAR









Secom Campos | Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!