Estudo confirma três novos casos da variante Delta em Campos - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Estudo confirma três novos casos da variante Delta em Campos

 

Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde confirmou, nesta segunda-feira (30), que três novos casos da variante Delta foram identificados no município. A cepa do novo coronavírus foi encontrada em amostras biológicas de dois idosos, de 80 e 66 anos, e um homem de 39 anos, que foram analisadas pelo Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro Noel Nutels (LACEN/RJ). Com as novas confirmações, sobe para quatro o número de campistas infectados com a Delta. O primeiro caso foi de um campista de 32 anos que testou positivo após desembarcar da Índia, em maio.


As amostras dos três pacientes, coletadas entre os dias 8 e 10 de agosto, fazem parte do estudo do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Ferreira Machado (HFM), coordenado pela Vigilância Epidemiológica e Superintendência de Informações Estratégicas de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde. Os pacientes de 80 anos e 39 anos já receberam alta hospitalar. O primeiro está com esquema vacinal completo, enquanto que o segundo não há registro de vacina. Já a idosa de 66 anos encontra-se internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela tem registrado somente a primeira dose da vacina.


Após receber a confirmação laboratorial da circulação da Delta no município, o Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Subsecretaria de Atenção, Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) instruiu a equipe da vigilância epidemiológica para disparo de ações de investigação de contatos, cartão de vacina em dia e término de esquema de vacinação em contatos não vacinados, explica Charbell Kury.


A Delta é 97% mais transmissível que a cepa original, a SARS-CoV-2 e, é a responsável pelo aumento de casos do novo coronavírus e da pressão da rede de assistência pública e privada em várias cidades do Estado do Rio. Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a manter as medidas de prevenção como uso de mascaras, higienização corretas das mãos, além de manter o distanciamento social.


Charbell destaca a importância de tomar a dose de reforço da vacina contra Covid-19 porque a eficácia do imunizante foi comprovada a partir de análises realizadas com as duas aplicações. “A pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção, principalmente de novas variantes, do que aquela que recebeu as duas doses, ou seja, além de se expor ao risco de ser contaminado e adoecer, esse indivíduo não ajuda a controlar a circulação do vírus”.


Sequenciamento — Além do estudo realizado pelo Núcleo de Epidemiologia do Hospital Ferreira Machado, que é feito por meio do sequenciamento genético de amostras coletadas nos pacientes, o município também mantém parceria com Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) de Macaé com objetivo de identificar, de forma precoce, as novas variantes da Covid-19. Ainda, há o trabalho do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) que faz o monitoramento desses pacientes.


Campos mantém Fase Amarela

O Gabinete de Crise e Combate à Covid-19 apresentou dados que sinalizam o acerto das medidas sanitárias e restritivas, que colocaram em platô números de casos, óbitos e internações, o que manteve Campos na Fase Amarela.

Terceira dose de vacina

Campos reproduz o que é registrado no Brasil: há aumento de óbitos nas faixas de 70 e 80 anos ou mais, o que está relacionado ao tempo de aplicação das duas doses, com queda progressiva de proteção e ampliação de casos de doenças. Por isso, aponta o secretário de Saúde, Paulo Hirano, Campos está se preparando para planejar a aplicação da terceira dose para idosos, principalmente acima de 80 anos:

No encontro do Gabinete de Crise e Combate à Covid-19, nesta segunda 30, foram destacados os próximos passos: aceleração na vacinação até 12 anos e aceleração da aplicação da segunda dose, testagem e atendimento descentralizado, vigilância de variantes pela UFRJ, repescagem por UPH à noite por agendamento on-line, manutenção de aulas com protocolos sanitários, com comissão pró-saúde e polo de testagem da Educação.










Secom Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!