A vacina ACWY, que protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana, foi incorporada pelo Ministério da Saúde ao calendário de imunizações no ano passado
A vacina ACWY, que protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana, está disponível em 27 salas de imunizações do município para adolescentes de 11 e 12 anos, assim como as outras vacinas de rotina do calendário da criança e do adolescente. A vacina foi incorporada pelo Ministério da Saúde ao calendário de imunizações no ano passado, que já disponibilizava a vacina meningocócica C, que tem como público-alvo crianças menores de cinco anos.
Entre os sorotipos de meningite bacteriana que a vacina ACWY protege estão o A, C, W e Y. O único tipo de meningite que não há vacina no Sistema Único de Saúde (SUS) é a meningocócica B. Essa vacina só é encontrada na rede particular.
O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Charbell Kury, explica que a vacina contra a meningite foi implantada no Brasil em 2010 e era aplicada em crianças menores de 2 anos para prevenir contra o meningococo C, que causava, à época, de 70% dos casos meningite. Mas, como o passar do tempo, a meningite C parou de ser a principal em menores de 5 anos.
“Já se passaram 10 anos de implantação da vacina e, nesse tempo, percebemos que a meningite é uma bactéria que gosta de nicho ecológico, ou seja, quando o meningococo C desocupa o nicho, outros ocupam. Logo, com a saída do C, quem passou a ocupar foi o B, que ainda tem vacina do SUS, e meningite WC135, que hoje já responde por 10% a 20% dos casos e fazendo com que houvesse a necessidade de incluir outra vacina no calendário do SUS”, explica Charbell.
O subsecretário explica ainda que além do comportamento migratório da bactéria, o Ministério da Saúde também percebeu a queda dos anticorpos protetores para meningite depois de 5 a 10 anos entre os vacinados. “Essa queda de anticorpos e presença de surtos na população de adolescente é porque, com a infância protegida, a bactéria se descola. E, como agora a meningite C e W estão sendo deslocada para a adolescência, o Ministério da Saúde aproveitou para oferece a vacina ACWY para o adolescente, pois é ele que tem a chance de ficar com meningite, com alta taxa de mortalidade. A vacina é importante e todos adolescentes com idade de 11 e 12 anos devem tomar”, acrescentou Charbell.
Para ser vacinado é obrigatório apresentar a carteira de vacinação e um documento com foto.
Vale ressaltar que, entre os pontos de imunizações, no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) o atendimento é somente para pacientes com Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN) em uso de eculizumabe a partir de 14 anos. Nos demais, o atendimento é de livre demanda.
Confira os locais de vacinação:
Atendimento — das 08h às 16h
- Centro de Saúde de Guarus
- UBS Aldeia
- UBS Eldorado
- UBS Félix Miranda
- UBS Imperial
- UBS IPS
- UBS Lagamar (Farol de São Thomé)
- UBS Morangaba
- UBS Morro do Coco
- UBS Parque Rodoviário
- UBS Patronato São José
- UBS Ponta da Lama
- UBS Ponta Grossa
- UBS Santa Helena
- UBS Santa Maria
- UBS Santo Amaro
- UBS Santos Dumont
- UBS Sentinela do Imbé
- UBSF Poço Gordo
- UBSF Santa Cruz
- UBSF Saturnino Braga
- UBS Parque Prazeres
- UPH de Travessão
- UPH Santo Eduardo
- UPH São José
- UPH Ururaí
Atendimento — das 8h às 17h
- CRIE (Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais)
0 Comentários
Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!