‘Onda perfeita’ atrai bodyboarders para região do Porto do Açu - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 26 de abril de 2021

‘Onda perfeita’ atrai bodyboarders para região do Porto do Açu

 Em meio à diversão, esportistas se indignaram com quantidade de lixo na praia

Foto: Gustavo Viana

Em busca da onda perfeita, um grupo de surfistas dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo se encontrou na Praia do Açu, em São João da Barra, no último final de semana. O local – ao lado do Mole Sul do Complexo Industrial do Porto do Açu – já é conhecido pelos esportistas por ter um dos melhores “picos de surf” na região.

O grupo foi atraído ao local pela previsão de uma grande ondulação que atingiu a costa brasileira e resultou em altas ondas em todo o estado do Rio de Janeiro, favorecendo a região do Açu e se estendendo até o Sul do estado vizinho do Espírito Santo. “Na nossa linguagem, essa ondulação é chamada de Swell e foi incrível. Tanto que até surfistas do Espírito Santo vieram para cá. Por conta do empreendimento, ótimas bancadas de areia se estabeleceram próximo às pedras do Porto. Quando estas bancadas recebem as ondulações certas, fazem a cabeça dos fissurados de plantão”, contou Hugo Pessanha.

Biólogo por profissão, surfista por amor. Aos 40 anos, Hugo é atleta master de Bodyboard e Vice-Presidente da Associação de Bodyboarding do Norte Fluminense (ABNF). “Apesar de estarmos acostumados com o mar, desta vez foi especial porque tivemos ondas entre 2 e 2,5 metros,  com uma força que chegou a 3900J (joules) e vento oeste ou vento terral, que é aquele que vai da terra para o mar, proporcionando sessões épicas, tubos insanos e muita adrenalina”, comemorou.

Foto: Gustavo Viana

Por conta das ondas fortes, também foi registrada uma forte corrente marítima. “Isso deu uma canseira na rapaziada, mas nada que atrapalhasse a nossa festa”.

Assim como Hugo, estavam no local os Bodyoarders profissionais Ailton Neto e Lucas Viana, além de Dennis Correa, Rodrigo Peixoto, Marcus Jr, Fred Brito e o fotógrafo Gustavo Viana.

Agora é hora de colocar o preparo físico em dia e aguardar o próximo Swell. Vale ressaltar o grande volume de lixo que foi trazido pelas ondas. Nossos oceanos estão muito sujos, tóxicos e cada vez mais é preciso agir para frear toda essa devastação, afinal vivemos no planeta água, dependemos diretamente desse ecossistema para nos alimentar, respirar e se divertir. ‘Lugar limpo não é aquele que muito se limpa, mas aquele que menos se suja”, conscientiza.  

Foto: Gustavo Viana









Fonte: Jornal Terceira Via

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!