Abril nos trará uma Superlua Rosa: quando acontece - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 10 de abril de 2021

Abril nos trará uma Superlua Rosa: quando acontece

 

Shutterstock

O mês de abril não é importante apenas para as celebrações da Páscoa em todo o mundo, mas também tem um peso grande para a Astronomia, pois é quando um dos eventos lunares mais bonitos e luminosos do ano acontece: a Superlua Rosa.

Este evento astronômico, que só acontece uma vez por ano, não só é especial por ser uma linda lua cheia, mas também por ter um elemento histórico.

Existem duas razões para este nome. A primeira é que chamamos de Superlua quando o satélite natural se aproxima da Terra, dando a impressão de que ela está maior e mais brilhante no céu.

Ao contrário do que muito pensam, a Lua ser chamada de rosa não se refere à coloração. De acordo com a Nasa, a denominação faz referência ao aparecimento de um musgo chamado Phlox Subulata, que se destaca por sua cor violeta e rosa.

Este musgo é capaz de cobrir campos inteiros, principalmente no leste dos Estados Unidos, e, na primavera, aparecem os primeiros brotos do phlox. Por esse motivo, a primeira lua cheia da primavera no hemisfério norte, e do outono no hemisfério sul, é conhecida como Superlua Rosa.

Quando acontece?

Segundo informações da Nasa, a próxima Superlua Rosa acontece no dia 27 de abril. A partir desta data, a Lua Cheia estará mais próxima na terra e aparecerá maior e mais brilhante no céu de todo o mundo.

Entretanto, vale lembrar que a Lua não estará com uma coloração rosa, já que o nome se deve ao acontecimento histórico.

Como observar o fenômeno

Você não precisará de equipamentos especiais para apreciar a Superlua Rosa. Para observar o fenômeno basta olhar para o céu e prestigiar esse maravilhoso espetáculo astronômico.

O melhor momento é quando o satélite natural está próximo à linha do horizonte, já que a comparação com prédios e paisagens naturais destacam seu tamanho e brilho.

Apesar de ser a mais brilhante e colorida de todo o calendário lunar, ela não será a última Superlua do ano, nem o único fenômeno astronômico de 2021.

Um mês depois (em 26 de maio, para ser mais exato) haverá um eclipse lunar total que poderá ser visto em algumas partes da Europa e da América.










Via Istock

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!