Através da carta, o GGL apresenta propostas de ações e compromissos, a fim de que sejam incorporados aos planos de governo e que, caso o candidato seja eleito, estejam presentes nas leis orçamentárias do município com previsão de recursos para sua execução.
As propostas apresentadas são:
- Saneamento Básico
- Construir de forma participativa o Plano Municipal de Saneamento Básico e executá-lo;
- Implantar o esgotamento sanitário na localidade de Farol de São Thomé;
- Implementar a coleta seletiva em parceria com cooperativas de catadores.
- Perímetro Urbano
- Distritalizar o núcleo urbano de Farol de São Thomé.
- Orçamento Participativo
- Dar continuidade e efetividade ao Orçamento Participativo Municipal, como prevê o artigo 130 do Plano Diretor de Campos dos Goytacazes (Lei Complementar nº 0015, de 07 de janeiro de 2020);
- Manter a Comissão Especial do Orçamento Participativo (criada pelo Decreto n° 159/2019, publicado no Diário Oficial do dia 10 de junho de 2019).
- Turismo
- Investir no turismo e no ecoturismo, sobretudo na localidade de Farol de São Thomé.
- Agricultura
- Incentivar a agroecologia e a agricultura familiar.
- Pesca
- Incentivar a pesca artesanal.
- Educação
- Implementar o turno integral para as escolas municipais;
- Finalizar a obra da quadra da Escola Municipal Claudia Almeida, na Vila do Sol.
- Saúde
- Estabelecer atendimento médico 24h na Unidade Pré-Hospitalar de Farol de São Thomé.
- Transporte Público
- Fiscalizar o Sistema de Transporte Tronco Alimentador, principalmente nos aspectos relacionados aos horários, às linhas e às estruturas dos veículos.
De acordo com a Associação Raízes, as propostas discriminadas merecem atenção e a devida prioridade, por se tratar de demandas urgentes para a comunidade de Campos dos Goytacazes, em especial ao núcleo urbano de Farol de São Thomé, localidade de atuação do Projeto NEA-BC no munícipio.
Na intenção de que os candidatos se comprometam com as propostas supracitadas, o NEA-BC apresenta um formulário de adesão a carta compromisso, que poderá ser acessado através do link - AQUI.
GGL Farol
É importante salientar que o Grupo Gestor Local vem construindo e disseminando o conhecimento sobre o saneamento básico em Farol de São Thomé desde 2015, através de atividades educativas como: seminários, grupos de estudos, aulas públicas, encontros educativos em escolas, teatros e cineclubes. Estas atividades foram de suma importância para capacitar os comunitários quanto a sua participação nos espaços de controle social, contribuindo para a incidência na política pública de saneamento básico.
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA
Fonte: Ascom Associação Raízes
0 Comentários
Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!