Centro de Controle de Zoonose com atendimento no Stande do Posto 6, no Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Centro de Controle de Zoonose com atendimento no Stande do Posto 6, no Farol

A principal função do agente de combate às endemias é prevenir e auxiliar no combate às doenças endêmicas. Sua atuação se dá na visita em casas e empresas para identificar possíveis focos geradores, além da orientação das comunidades.
Stande no Posto 6 - Farol
O novo coronavírus assombra o mundo, mas endemias não menos perigosas causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, chikungunya e zika, também formam outra frente da batalha que está sendo travada na saúde pública

No Farol de São Thomé, ao averiguar pontos suspeitos com possíveis focos, os moradores podem estar fazendo a solicitação junto aos agentes de combate às endemias no stande do Posto 6, em frente a Mansur, na orla da praia campista.

O Centro de Controle de Zoonose (CCZ), na praia do Farol de São Thomé está sendo representado por três agentes de combate às endemias, que atendem para sanar dúvidas e recebem as solicitações para as inspeções de segunda a sexta-feira das 8:00 às 17:00, no stande.

O que é endemias? As endemias são doenças infecciosas identificadas em um determinado espaço, ou seja, em um local ou região determinada. A doença se manifesta apenas por ali oriunda de uma causa específica. Normalmente, não chega a se espalhar por outras localidades, exceto quanto há proliferação de seus agentes vetores.

São exemplos de doenças endêmicas a dengue, febre amarela, Chagas, tuberculose, cólera e gripe. Os órgãos públicos de saúde agem no intuito de combater e prevenir a ocorrência de tais enfermidades. Esse trabalho é auxiliado pelas investigações científicas e profissionais cuja atuação é de fundamental importância.

Um deles é o agente de combate às endemias. Graças ao papel desempenhado por estes servidores, muitas das doenças endêmicas foram erradicadas ou, pelo menos, são controladas.

De modo geral, as tarefas executadas pelo agente de combate às endemias envolvem:

  • vistoria de domicílios, terrenos baldios, depósitos e estabelecimentos comerciais
  • inspeção de calhas, telhados e caixas d´água
  • orientações para o tratamento e prevenção de doenças infecciosas
  • aplicação de inseticidas e larvicidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!