Eclipse lunar ocorrerá na madrugada deste domingo - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 4 de julho de 2020

Eclipse lunar ocorrerá na madrugada deste domingo

Eclipse penumbral é um fenômeno sutil, mas ainda assim pode ser observado a olho nu. 
O mês de julho começa com um bom motivo para olhar para o céu: quem estiver disposto a encarar o frio poderá observar um eclipse penumbral da Lua logo nas primeiras horas deste domingo (5).

O eclipse irá ocorrer entre as 00h08 e 02h53, mas seu ponto máximo será por volta das 01h31. Estes horários são válidos para um observador em Brasília, e dependendo de sua localização no país as coisas podem acontecer alguns minutos antes, ou depois.

Um eclipse penumbral ocorre quando a Lua passa pela parte externa da sombra da Terra (penumbra), projetada pelo Sol. É um evento bastante sutil: a Lua ficará menos brilhante neste período, mas não terá um "pedaço inteiro" ocultado como em um eclipse umbral, quando a sombra da Terra é projetada diretamente sobre nosso satélite.

A imagem que abre este artigo é um bom exemplo do que esperar: note que a parte superior da Lua está menos iluminada do que a inferior. Além disso, o eclipse será parcial: no máximo 35% da superfície lunar ficará coberta pela sombra do nosso planeta. Ou seja, observar o fenômeno requer atenção.

Além de eclipse, julho ainda terá uma linda chuva de meteoros pra ser vista no final do mês

No dia 28 de julho, também poderemos ver uma chuva de meteoros.

Chamada de Delta Aquarídeos do Sul, a chuva de meteoros será visível em todas as partes do mundo, desde que o lugar que esteja tenha o céu limpo, sem nuvens.


Os meteoros em aquário poderão ser observados a partir das 21h, de acordo com o horário de Brasília. Para contemplar essa maravilha da natureza, basta olhar para o leste. O pico da chuva será por volta de 1h da madrugada.

O fenômeno será melhor apreciado para quem estiver em locais com poucas luzes atrapalhando, ou situação de quase breu, como cidades do interior por exemplo.


Essa chuva de meteoros é resultado de detritos deixados pelo cometa 96P/Machholz.






Olhar Digital | Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!