Nono Informe Epidemiológico confirma 15 casos de Covid-19 no Farol e outros nas localidades vizinhas - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Nono Informe Epidemiológico confirma 15 casos de Covid-19 no Farol e outros nas localidades vizinhas


Estudo da Vigilância em Saúde traz ainda mais de 130 bairros com casos da doença
Divulgação
Até 12 de junho, em Campos, foram registrados no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) 71 casos de Síndrome respiratória Aguda Grave (SRAG) pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) de residentes da cidade e que evoluíram a óbito. O dado consta na nona edição do Informe Epidemiológico Covid-19 do município. 

Nessa edição do informe é apresentada a análise do perfil de 60 casos de óbitos pela COVID-19. Os outros 11 casos de óbitos confirmados da doença, no mesmo período, estão em fase de conclusão de inserção no sistema de informação. Confira AQUI o Informe. 

A taxa de mortalidade na cidade - mensurada a partir da razão do número de total de óbitos pela COVID-19 dividido pela população total da cidade e multiplicado por 100.000 habitantes - aumentou. De 6 a 12 de junho, a taxa foi de 11,9 óbitos por 100.000 habitantes. Na semana anterior, esse coeficiente foi de 9,13 óbitos por 100.000 habitantes. 

Entre o total de óbitos avaliados, a maior parte era mulheres (33 óbitos; 55,0%). A faixa etária mais acometida foi entre 60 e 69 anos de idade, assim como a de 70 e 79 anos em ambos os sexos, o que representa um total de 53,3% de todos os óbitos sob avaliação. Ao considerar a distribuição dos óbitos entre idosos (igual ou maior de 60 anos) e não idosos, observa-se que 77% dos óbitos foram em pessoas idosas. Cinquenta e um casos (85,0%) apresentavam alguma comorbidade. 

A mais recente edição do Informe Epidemiológico, publicada na noite desta quarta-feira (17) traz ainda análise por bairros. São mais de 130. Na praia do Farol de São Thomé, há 15 casos do novo coronavírus confirmados. Entre as localidades vizinhas, Santo Amaro tem 6; Babosa e Baixa Grande contam com 2 casos; Saturnino Braga 5 e Mussurepe 1. Outros 24 casos não tiveram os bairros divulgados.

Aparecem com maior número de casos o Centro, Jóquei, Parque Leopoldina, Turf-Club, Parque Califórnia, Flamboyant, Parque Tamandaré e Goitacazes. 

A cidade permanece no nível 4 de risco (fase laranja), sendo necessária a manutenção do lockdown parcial durante essa semana com o objetivo de reduzir a taxa de transmissão da doença e, consequentemente, a pressão no sistema de saúde por leitos de internação. 

Entre os 60 casos de óbitos utilizados nas análises apresentadas, 85,0% apresentavam alguma comorbidade, sendo as doenças cardiovasculares e o diabetes mellitus as mais prevalentes. Quanto a distribuição espacial dos casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Gripal Aguda Grave (SRAG), observa-se manutenção da tendência de espalhamento dos casos da doença na cidade. 





Supcom | Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!