Eclipse lunar penumbral marcará a noite desta sexta-feira - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Eclipse lunar penumbral marcará a noite desta sexta-feira

Última Lua cheia da primavera no hemisfério norte também é a origem da 'lua de mel'. No Brasil, ainda poderemos ver o fim do eclipse lunar penumbral logo ao nascer da Lua
A Lua cheia desta sexta-feira (5) – a primeira de junho – marca, tradicionalmente, o início da estação de colheita de morangos no nordeste da América do Norte. Por isso, os nativos norte-americanos, especialmente a tribo dos algonquinos, lhe deu o apelido que ficou até hoje: Strawberry Moon, a Lua de Morango.

É inegável a beleza da Lua em sua fase cheia, ainda mais quando ela vir acompanhada de um eclipse. A verdade é que não existe apenas uma forma do nosso satélite natural ser eclipsado pela umbra – como é chamada a sombra da Terra. No geral, a Lua pode sofrer dois tipos principais de eclipses – total e parcial. A última opção é a que será visível nesta sexta-feira, 05/06, na Austrália, alguns países da Ásia, África, Europa e, até mesmo, uma pequena parte da América do Sul.

Por um lado, temos o eclipse lunar total, onde a Lua fica perfeitamente alinhada atrás da Terra em relação ao Sol. Por outro, temos o eclipse lunar parcial, onde a Lua entra apenas parcialmente na sombra terrestre. Ao contrário do total, o satélite natural não ficará vermelho e, ainda por por ser um eclipse penumbral, ela não passará pela região onde a luz do Sol é obscurecida de fato, tornando o fenômeno incrivelmente sutil e pouco perceptível a olho nu.

O Brasil, a África Ocidental e a maior parte da Europa verão o eclipse já em andamento ao nascer da Lua, enquanto o restante da África e a maior parte da Ásia veem o fenômeno em sua totalidade. Se você estiver no Brasil, o satélite natural nascerá já eclipsado no horizonte por volta das 17h30 BRT. O eclipse terminará por volta das 18h04 BRT, possuindo uma pequena janela de observação de meia hora, aproximadamente.

Apesar da visualização não ser favorável na América do Sul, esse tipo de eclipse pouco mudaria a Lua visualmente. Em outras palavras, você veria a Lua cheia e não perceberia diferença alguma, ao contrário se estivesse acontecendo um eclipse total. 

Tanto no dia da "Lua de Morango", quanto na véspera (a quinta-feira, 4), a Lua estará próxima da estrela supergigante vermelha de Antares, a mais brilhante da constelação de Escorpião. 






Via: Mistério do Espaço | Live Science

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!