Cometa "verde" com cauda enorme pode ser visto a olho nu nos próximos dias - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 26 de maio de 2020

Cometa "verde" com cauda enorme pode ser visto a olho nu nos próximos dias

Crédito: Gerald Rhemann
O cometa Swan, recentemente descoberto pelo satélite homônimo, pode começar a ser observado a olho nu no céu. De cauda verde e pouca luz, o corpo celeste está atravessando o sistema solar agora e essa será a última oportunidade de poder conferir a passagem da bola de gelo brilhante pela abóbada, tendo em vista que ele pode ser destruído pelo calor solar em breve.

Cerca de 85 milhões de quilômetros da Terra e com a pequenina cauda de 17 milhões de quilômetros, o cometa, descoberto no dia 27 de março, tem o nome oficial de  C/2020 F8, mas foi chamado de Swan por ter sido avistado pelo Solar Wind Anisotropies Camera (SWAN), um telescópio que monitora os ventos solares e se localiza na Austrália, mas é administrado pela Agência Espacial Europeia em conjunto com a NASA.

A alta emissão de hidrogênio é a responsável pelo brilho incomum do astro, que será um dos raros cometas observáveis a olho nu da Terra. Seu forte brilho, entretanto, pode acabar logo depois que ele atravessar o periélio – momento de mais proximidade com o Sol – que pode acarretar na destruição do corpo graças ao calor de nosso estrela.

Segundo José Eduardo Fonseca, diretor dos planetários do Ibirapuera e do Parque do Carmo, em São Paulo, o melhor horário para fazer o avistamento a olho nu é durante a madrugada, pouco antes do nascer do sol. Ele adiciona que existem lugares apropriados para a observação. “Para ver o SWAN, é necessário estar em um local bem escuro, porque o astro tem pouca luminosidade em volta dele”, afirmou ao Portal da Prefeitura de São Paulo.

Especialistas recomendam que uma observação mais detalhada do corpo celeste seja feita com binóculos ou telescópios. A olho nu será possível vê-lo, mas somente através de lentes de aumento você será capaz de perceber seu brilho verde e seus detalhes.

A expectativa é que até o fim de maio o cometa seja cada vez mais observável, chegando ao nível 3 de magnitude, quando será plenamente avistável em olho nu. Depois disso, a tendência é que o cometa desapareça da nossa visão. Este viajante interplanetário alcançará seu ponto mais próximo do Sol em 27 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!