Alerta de queda de temperatura e mar agitado nesta semana - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Alerta de queda de temperatura e mar agitado nesta semana

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta, nesta quinta-feira (4), de queda de temperatura na região Norte Fluminense. A previsão do órgão é de um declínio entre 3ºC e 5ºC que deve permanecer até o sábado (6), classificado como perigo potencial de leve risco à saúde. A chuva deve chegar na madrugada desta sexta-feira em Campos. 

A máxima prevista cai de 31ºC, desta quinta, para 24ºC nesta sexta. Já a mínima prevista para amanhã é de 16º. De acordo com o instituto, o céu ficará encoberto com pancadas de chuva. No sábado, a máxima é de 21ºC e a mínima é 17ºC. Domingo o sol volta, mas as temperaturas continuam baixas: máxima de 23ºC e mínima de 15ºC.

De acordo com o técnico em meteorologia Carlos Augusto Souto, em Campos, a presença da frente fria vai começar a dar sinais mais claros nesta sexta, durante o decorrer do dia. "Temos alertas para chuvas, mas sem grande intensidades, de leve a moderada, com ventos. Agora o principal mesmo é que a temperatura vai cair realmente de maneira significativa. Pelo menos 15ºC será a mínima durante a noite, podendo ser até menos ao longo dos próximos dias. No sábado, a temperatura tende a cair mais até segunda. Dentro dos padrões que nós estamos acostumados, é um frio considerável e pode provavelmente bater o recorde de frio do ano, pelo menos na nossa região", disse.
Foto: Patricia Pinheiro - Rio de Janeiro - RJ
Condições do mar 

No mar, a pista de ventos ocasionada por esse mesmo contraste entre o ciclone e o sistema de alta pressão polar produz um efeito de swell, que agita o mar nesta semana. Além do swell, vale lembrar que a semana é de lua nova, o que contribui para elevação das marés.

 A elevação das ondas e o vento forte exigirão cuidados extras às pequenas embarcações e aos banhistas. Fique atento aos avisos da Marinha do Brasil.

No litoral, de acordo com a Marinha, o avanço do mar grosso motivou a emissão de aviso de ressaca, válido entre Cabo de Santa Marta (SC) e Cabo de São Thomé (RJ), com ondas de SW/SE e até 3,0 metros.

Na sexta, dia 05, as ondas atingem 2 metros e meio na praia do Rio de Janeiro e podem chegar a 4 metros e meio, no sábado 6.

No domingo, 07, ainda ocorrem picos de 2 a 3 metros no litoral do Rio de Janeiro.

Para o litoral do Espírito Santo, não há previsão de alteração no mar até a sexta-feira, 5 de julho. No sábado, (6), o mar sobe e as ondas alcançam de 2 metros a 2 metros e meio no litoral capixaba. No domingo,  (7), as ondas aumentam e podem chegar aos 3 metros.



Folha 1 | Clima Tempo | Marinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!