Kpaloa Eco Bodyboard 2019: Mutirão de Limpeza na Restinga – Farol de São Thomé - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 21 de março de 2019

Kpaloa Eco Bodyboard 2019: Mutirão de Limpeza na Restinga – Farol de São Thomé

Em comemoração ao dia Mundial das Florestas (21.03) e ao dia Mundial da Água (22.03), o projeto Kpaloa Eco Bodyboard realizará, sábado, dia 23 de Março, na Praia do Farol de São Thomé um mutirão de limpeza da restinga.
Divulgação
Com a temporada de verão chegando ao fim são observados severos impactos ambientais em quase todas as praias do litoral brasileiro, estendendo-se por seus 5.000 km.

A primeira faixa litorânea em que habitualmente as pessoas se aglomeram para desfrutarem do verão é composta pela vegetação de restinga. Atualmente apenas cerca de 10% de sua estrutura original pode ser encontrada em seu bioma, a Mata Atlântica. Sua devastação e ocupação são datadas desde o tempo da chegada dos colonizadores europeus ao nosso continente. E nos dias atuais somando esse histórico ao boom imobiliário e a grande quantidade de lixo nos oceanos, esse ecossistema segue resistindo com a força de suas profundas raízes e como se não bastasse, de alguns anos pra cá enfrenta um novo problema, o aumento dos níveis dos oceanos, provocando grandes erosões reduzindo ainda mais um ecossistema extremamente devastado e tão importante para todos nós.

Durante a temporada de verão as praias possuem uma proporção bem maior de pessoas, muitos turistas que na maioria das vezes, por desinformação e/ou falta de educação ambiental, se comportam de maneira inadequada com o ambiente, agredindo e degradando ainda mais nosso ecossistema, já bastante comprometido. 

Por essas razões e principalmente respeito ao meio ambiente realizaremos essa ação de desenvolvimento educacional, uma ação que tem como objetivo, em curto prazo, ressarcir os recentes impactos causados na temporada de férias. Mas a médio e longo prazo, o intuito de despertar nas pessoas relevantes valores e conceitos sobre o meio ambiente e sua importância em nossas vidas.  Para que assim, todos nós, possamos refletir sobre nossas atitudes, em prol da conservação dos nossos ecossistemas.

As ações ambientais darão ênfase na coleta de micro lixo, presente na vegetação de restinga e contará com o apoio da equipe do PELAG - Parque Estadual Lagoa do Açú. Também estarão presentes alunos das redes escolares da região, atletas do Projeto Kpaloa Eco Bodyboard e toda comunidade para juntos interagirem, a fim de cada vez mais ampliar e difundir a educação ambiental e a preservação de nossos recursos naturais.

As atividades terão início sábado (23) a partir das 07hr:30min, na orla da praia, em frente a sede do PELAG na avenida Atlântica. Neste momento, técnicos e biólogos passarão todas as informações aos participantes. Distribuindo as equipes e seus respectivos setores, dando assim, início às ações. 

A organização do evento oferecerá lanche, hidratação e sorteará brindes paras os participantes das ações. Haverá transporte por meio da Pousada das Garças nas áreas do evento. 

Por fim, encerrando as atividades, no domingo (24) haverá um Bodytreino para os atletas, com baterias eliminatórias numa competição de formato preparatório para a etapa de Outono que acontecerá nos dias 18 e 19 de maio de 2019. Os quatro mais bem colocados em suas categorias ganharão premiações.

As inscrições podem ser realizadas através do número de contato (22) 99767-5037.

Sua presença faz toda diferença! Não fique de fora.

O evento conta com o apoio da Fundação Municipal de Esportes, Kpaloa, Inter TV-RJ, Pena, Surf Store, Tendência Wood, Pousada das Garças, Óticas Precisão, 30’Pés Acessories, Bozó Pizzaria, Theboxbb.com, PELAG, Projeto TAMAR-Farol, Drogaria São Lucas, Cerâmica São José.

Divulgação Inter TV-RJ Portal Local, Campos Tips, Portal do Farol, Like Bodyboard, GF Esportes, G80 Bodyboarding, Surf Farol, Meduxa Magazine e Ride It BB Magazine

Realização 
ABNF - Associação de Bodyboarding do Norte Fluminense & GRC Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!