FAROL DE SÃO THOMÉ - Praia que vive o ano inteiro! - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 18 de março de 2019

FAROL DE SÃO THOMÉ - Praia que vive o ano inteiro!

Depois do sucesso do verão 2019 na praia do Farol de São Thomé é chegada a hora em que os moradores esperam  a mesma atenção à praia campista, na baixa temporada.

Única praia de Campos dos Goytacazes, ficando a 50 km do centro da cidade, o Farol de São Thomé carece de infraestrutura para que se possa ter o mínimo no quesito qualidade de vida.

Entre as demandas questionadas pelos moradores e até mesmo visitantes da linda praia de Campos, estão: problema de escoamento de esgoto na Vila dos pescadores, devido a falta de planejamento na construção das moradias, que acabam tendo seus esgotos transbordando, principalmente em época de chuva. Quando ocorre, medidas paliativas são tomadas sem muito sucesso, sendo assim reivindicado o início das obras de imediato.
Foto: Breno Gomes - GGL de Farol de São Thomé
Izabela Souza - AML do NEA-BC
GGL de Farol de São Thomé
Outro problema que atrapalha bastante a vida dos moradores é o transporte público precário na localidade, que atrapalha o dia a dia das pessoas que precisam trabalhar, estudar, ir ao médico, etc.

Reunindo todas as demandas, que não são poucas, o saneamento básico, por exemplo, é uma das bandeiras de luta que por muito tempo vem sendo discutida através de reuniões, audiências públicas e projetos.

Associação Raízes

Um dos projetos atuante na praia do Farol, é o NEA-BC, também conhecida como Associação Raízes, constituída em 2008, por educadores desta Região. 

O objetivo consiste em promover a organização comunitária para exercício da cidadania, disseminando conhecimentos baseados na educação ambiental crítica para a gestão socioambiental. Atualmente tem como principal atuação o desenvolvimento do Projeto Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos mais conhecido por sua sigla, NEA-BC.

 No Projeto NEA-BC, os comunitários de oito municípios da Bacia de Campos, lutam em defesa da execução de um Saneamento Básico de qualidade. Eles estão situados em Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Cabo Frio, Armação de Búzios, Araruama, Arraial do Cabo e Saquarema.

O NÓ de Campos dos Goytacazes está situado em Farol de São Thomé, que luta pela sua distritalização. Por isso, a bandeira de luta defendida pelo GGL não podia ser diferente. O grupo trabalha engajando a comunidade e exigindo do poder público melhor qualidade de vida para todos.

Entre as reivindicações reforçadas pelo GGL estão: a criação de um CEP próprio para a comunidade de Farol de São Thomé, o investimento em infraestrutura local (bancos, hospital, escola técnica, por exemplo) e uma nova definição geográfica e administrativa para a identidade comunitária.

O grupo gestor local do NEA-BC convida para que todos acompanhem o plano de trabalho para a praia campista. 

Audiência Pública do Orçamento Participativo 

No mês de julho/2018 houve a Audiência Pública do Orçamento Participativo (OP) para construção da LOA-2019, realizada na Escola Municipal Farol de São Thomé, onde foram apresentados o modelo de O.P., a situação financeira do município e elencadas as prioridades para esse ano.

Foi pontuada várias questões a serem decididas e votadas pela população local para melhoria da mesma. a participação dos GGL’s, que representava a maioria dos presentes, foi fundamental para o debate e levantamento de demandas, como o saneamento básico no eixo do esgotamento sanitário, a começar pela Vila dos Pescadores, que é uma das áreas mais necessitadas do recurso, sendo escolhido como primeira prioridade pelos presentes. Como segunda prioridade, focado na área da saúde, foi escolhido a disponibilização de medicamentos nas farmácias das unidades de saúde locais.

Durante a audiência, foi levantada a questão sobre a precariedade do transporte público. A audiência teve grande importância para exercer o controle social e o grupo apresentar as principais demandas para o desenvolvimento da comunidade, que serão acompanhadas até serem executadas, legitimando esse orçamento participativo.
GGL de Farol de São Thomé
Redação / Associação Raízes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!