Milhares de romeiros a caminho de Santo Amaro - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Milhares de romeiros a caminho de Santo Amaro

Foto: Antônio Cruz/Luís Macapá/Rodrigo Silveira/Rafael Peixoto
O céu estrelado foi o cenário perfeito para a caminhada dos milhares de romeiros na noite desta segunda-feira (14).

Fé, esforço físico e determinação são marcas frequentes do Caminho de Santo Amaro - tradição nos festejos ao padroeiro da Baixada Campista, comemorado neste 15 de janeiro (terça-feira). Estruturas montadas ao longo do percurso deram apoio até o amanhecer aos fiéis que - a pé, correndo ou de bicicleta - fizeram o percurso que passa de 40 quilômetros dependendo do local de saída. Mais de três mil romeiros saíram do marco zero, em frente a Catedral Diocesana; Ururaí; Parque Nova Brasília; Turf-Club; Goytacazes; Farol; entre outros, em direção à Igreja de Santo Amaro.

Ao longo da caminhada, romeiros de diversas idades e histórias. Andreia Menezes passou a fazer o trajeto após uma promessa pela saúde da mãe. Agora, ela participa todos os anos. "Não tem como explicar. É algo superior a todos nós", disse. "Não é só o esforço físico, tem o psicológico também. Acho que o psicológico e a fé contam mais nessa hora porque você pensa em parar, mas vem uma força e te faz seguir em frente. Vale muito a pena", conta Francisco Paulo, 57. 

Durante o percurso, fiéis contaram com oito pontos de apoio da Prefeitura - água, fruta e atendimento em saúde -, além de reforço na iluminação em diversos trechos, com lâmpadas de LED, e o auxílio de ambulâncias, Guarda Civil Municipal (GCM) e também da Polícia Militar. Os três mil kits (colete, faixa e lanterna) foram distribuídos. Com a troca do kit, foram arrecadadas três toneladas de alimentos não perecíveis.   

- Foram oito pontos de apoio, com suporte também para quem saiu de Farol de São Thomé. Nossos pontos de apoio funcionaram mais de 10 horas. Até o amanhecer demos suporte aos romeiros. Uma ação integrada do Departamento de Turismo, o IMTT e a secretaria de Saúde para tranquilidade e segurança dos milhares de romeiros que fazem o Caminho de Santo Amaro. Distribuímos os três mil kits e tivemos muito mais gente fazendo o percurso - disse Hans Muylaert, diretor municipal de Turismo. 
Foto: Antônio Cruz/Luís Macapá/Rodrigo Silveira/Rafael Peixoto
 
 
 
 
 

Supcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!