Santo Amaro se prepara para receber um público estimado em 150 mil visitantes nos dias de festa - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Santo Amaro se prepara para receber um público estimado em 150 mil visitantes nos dias de festa

Programação da 286ª Festa de Santo Amaro começa a ser definida. A Banda Pequeninos do Senhor canta no palco oficial a partir das 21h, no dia 15 de janeiro. Do início ao fim, a festa receberá um público estimado em 150 mil pessoas. 


A partir de 6 de janeiro será aberta a festa com cavalgada que terá inicio as 8h, do Sitio Pai e Filho, localizado na Estrada de São Bento, com chegada a Praça do Santuário às 12h. A noite, a novena com missas terá inicio  as 19h. 

No dia 14 de janeiro, após a missa acontece o levantamento do mastro. No dia 15 será celebrada a primeira missa às 3h, para receber centenas de peregrinos que fazem o Caminho de Santo Amaro. As 11h o Bispo de Campos Dom Roberto Francisco preside a missa solene. A tarde acontece o Desfile de Bandeiras e a cavalhada. E fechando a parte religiosa a procissão percorre as ruas do Distrito.

Preparativos - A Cavalhada espetáculo que acontece no dia 15 de janeiro, começou  seus ensaios no inicio do mês e promete levar a arena, anexa a praça, um público de 2 mil pessoas. Uma tradição que vem sendo preservada pela comunidade e faz parte do calendário cultural da cidade. 

Dom Roberto Francisco fala da Cavalhada que é uma das tradições mais expressivas e de ampla ressonância popular da baixada campista. 

- A cavalhada está inserida profundamente no coração da festa e no espírito de Paz e reconciliação do cristianismo, legado da mística beneditina. A cavalhada acontece às 15 horas e encena o drama na luta dos cristãos e dos mouros, mas a trama termina na carreira do abraço, salientando a confraternização dos cavaleiros no que o Papa Francisco chama de Cultura do Encontro. – destaca Dom Roberto.

Dom Roberto fala da cavalhada que apresenta desde sua preparação a sua realização, processos coletivos que envolvem famílias e dão espaço a um aprendizado muito rico de símbolos, tradições orais e recordação de pessoas que construíram e fizeram parte da Cavalhada.

- A identidade religiosa, a defesa da fé e a interação dialógica com o outro, neste caso o mouro, possibilitam ampliar o horizonte de compreensão com culturas diferentes, com pessoas de crenças diversas e no respeito e a tolerância em firmar laços de hospitalidade e convivência. Hoje um grande desafio para nossa fé é o pluralismo e o sincretismo, fenômenos socioreligiosos que exigem abertura, fineza de espírito e um olhar de empatia generosa. Desarmar os corações dando sempre o primeiro passo rumo ao amor universal e a aliança pacífica entre as civilizações é o que caracteriza o cristianismo autêntico, liberto de espírito de sectarismo ou de fundamentalismos guerreiros. É esta faceta de uma religiosidade popular viva e compartilhada entre as gerações num colorido plural, mas de raízes profundamente cristãs, que atrai multidão e continua sendo um motivo de alegria em Santo Amaro. - conclui Dom Roberto.

Programação
06/01 – Abertura da Festa
08 h – Cavalgada
Saída do Sitio Pai e Filho
Estrada de São Bento
12h - Chegada em santo Amaro
19h – Missa

(A noite, a novena com missas terá inicio  às 19h)

14/01 - Levantamento do mastro após a missa
15/01 - 3h Primeira missa 
           11h Missa solene
           15h Desfile de Bandeiras e a Cavalhada
                  Procissão
 

Breve outras informações!

Officina de Notícias / Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!