Observação de aves no Pelag mostra as belezas do Parque dias 8 e 9 de dezembro. PROGRAME-SE! - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 4 de novembro de 2018

Observação de aves no Pelag mostra as belezas do Parque dias 8 e 9 de dezembro. PROGRAME-SE!

Aos amigos observadores de aves, no mês de dezembro, dias 08 e 09, sábado e domingo, ocorrerá o Vem Passarinhar 2018 - Parque Estadual da Lagoa do Açu, no Farol de São Thomé. Vamos?
Divulgação



O evento tem o intuito de promover a observação de aves na região que é rica em aves migratórias, devido a sua grande área de lagoa e banhado. E o melhor, é gratuito!

O Brasil oferece grande potencial para atrair observadores de aves (birdwatchers) de todo o mundo e esta atividade vem crescendo no país.

No Parque Estadual da Lagoa do Açu - PELAG, os observadores de aves poderão se reunir em dezembro para registrar esse espetáculo da natureza.

A prática da Observação de Aves é uma aliada na conservação e geração de conhecimento sobre a biodiversidade. Muitas espécies de aves podem ser identificadas, contribuindo para o conhecimento científico pelo olhar do cidadão. Portanto, trata-se de uma atividade não só bem-vinda como incentivada.

Programa Vem Passarinhar-RJ

Sob a coordenação da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (Dibap), do Inea, o Programa Vem Passarinhas-RJ nas unidades de conservação teve início em 2015. Em seu curto período de existência já apresenta resultados expressivos em prol da conservação e do papel educador que a atividade pode oferecer.

Ao longo de 2015 foram observadas 400 espécies de aves, ou seja, 52% de toda a avifauna registrada no território do Estado do Rio de Janeiro. Desse total, 140 espécies são endêmicas da Mata Atlântica. Das espécies registradas desde o início do programa, 130 estão em alguma categoria ou status de ameaça.

Todos os meses do ano, o Programa Vem Passarinhar-RJ reúne observadores de aves e amantes da natureza. A atividade de observação de aves é aberta e incentivada em todos os parques do estado, inclusive no Parque Estadual da Lagoa do Açu em qualquer dia do ano.

Passarinhar de 2017 registrou 87 espécies na praia do Farol

O passarinhar 2017, que aconteceu no Parque Estadual da Lagoa do Açu, na praia do Farol de São Thomé, revelou 87 espécies de aves, além das belezas naturais do local. 

Passarinheiros vindos de Cabo Frio, Porciúncula, Niterói, Rio de Janeiro, Valença, São Francisco e Campos, realizaram vários flagrantes que puderam ser registrados em belíssimas fotos no Parque. 

Entre as espécies registradas estavam: o tricolino, bate-bico, socoí amarelo, canário do campo, anu coroca, biguá, colhereiros, entre outros que promoveram um verdadeiro espetáculo na natureza.

Ao todo, 25 observadores, além da equipe do Parque, Heron Zanellato, Samir Mansur e Pedro Caetano, participaram da programação organizada pelo Pelag. Para 2018, espera-se superar esses números com um aumento significativo pela busca do ecoturismo local.

No Pelag, dias 08 e 09 de dezembro, os participantes vão ter oportunidade de explorar todas as fases da restinga, além de poder andar no Banhado da Boa Vista e na Lagoa do Açu em busca do melhor "click", ainda há tempo para se programar. Venha fazer observação de aves com o PELAG, espécies como o Bate-bico e o Socoí-amarelo esperam por você!

Maiores Informações:
PELAG / INEA (22) 27475316
Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!