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segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Reformulação do transporte será tratada em audiências públicas em todo o município

Na praia do Farol, a audiência acontece no dia 17/10, às 19h, na E. M. Farol de São Thomé, no Rádio Velho.

Projeto básico para licitação do sistema alimentador, que será integrado ao sistema convencional por ônibus, apresentado dia 4 de julho na Câmara, será apresentado em diversas localidades por todo o município.

O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) inicia nesta terça-feira (9), uma série de nove audiências públicas em distritos e localidades, com vistas à implantação de um novo modelo de transporte público no município, objetivando a sua reestruturação. Participarão representantes de todos os setores envolvidos. A primeira será realizada no distrito de Vila Nova, na Região Norte, no dia 9. No dia 20 de outubro, serão realizadas as três últimas. Confira abaixo o calendário de audiências: 
O assunto já foi debatido na Câmara Municipal, no último dia 4 de julho, com a apresentação do “projeto básico de Transporte Coletivo Alimentador de Passageiros”. Na oportunidade, o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha, esclareceu que a proposta da reformulação do sistema é integrar o transporte alimentador, representado pelas vans e também, a partir da licitação, por micro-ônibus, ao dos ônibus, acabando com a sobreposição de linhas que ocorre atualmente.

No novo sistema integrado, as vans e micro-ônibus farão o serviço alimentador em todas as áreas distritais do município, levando até terminais próximos à área urbana, onde os ônibus pegarão os passageiros para o trajeto, sem custo adicional para o usuário. Com a mudança, inspirada em modelos adotados por muitas cidades modernas do país, a proposta é conciliar economia com eficiência, considerando as características do município. A população também pode participar pela internet (AQUI) enviando sugestões e esclarecendo dúvidas. Também é possível acessar o projeto na íntegra. 

Estudos mostram que o custo do transporte por quilômetro no caso dos ônibus é duas vezes maior que o das vans e micro-ônibus, razão pela qual em distâncias maiores, com menos passageiros a serem transportados, para que haja redução dos custos, o ideal é que o serviço seja realizado por carros menores, como as próprias vans e micro-ônibus.

Cerca de 360 mil pessoas, 72% da população, estão concentradas na área central, que representa apenas 1,5% da área do município. Com a reformulação, essa área será coberta por ônibus, reduzindo, assim, o número de veículos que rodam pela área central, melhorando a mobilidade.

No projeto, através do sistema tronco-alimentador, haverá seis terminais de integração: Bela Vista, Cepop, Dical, BR-356, RJ-158 e Shopping Estrada, onde o serviço alimentador, com vans e ônibus trarão e levarão os passageiros, que farão a integração com o transporte coletivo por ônibus, sem custo adicional para o usuário.

Supcom

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