Combate ao Aedes: nova ação do CCZ em Farol de São Thomé - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Combate ao Aedes: nova ação do CCZ em Farol de São Thomé

 Foto: Rogério Azevedo
A Prefeitura de Campos segue com ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Nestes meses que antecedem o verão, será a vez do Farol de São Thomé com a abertura de grande parte dos imóveis facilitando o trabalho dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Em uma ação conjunta, a Superintendência de Limpeza Pública, Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e CCZ vão intensificar os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti na praia campista, a partir deste mês.  O objetivo é amenizar a incidência do vetor na estação mais quente do ano e promover um verão tranquilo para moradores e veranistas. 

— A Limpeza Pública e Desenvolvimento Ambiental já atuam, seguindo cronograma, nos serviços de limpeza, manutenção, varrição e retirada de entulho no Farol e este ano as equipes padrão e de ações concentradas já atuaram, fora da alta temporada, cinco vezes no litoral. A partir de agora, as operações serão semanais e pontuais em parceria com o CCZ, como no verão — disse o superintendente da Limpeza Pública e secretário do Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto.

As equipes vão trabalhar na roçada e manutenção de todas as ruas e lagunas da praia, além da aplicação de inseticidas próprios para este tipo de trabalho. “O verão é uma época propícia à proliferação do Aedes. É um ciclo natural, portanto, vamos trabalhar antes da eclosão dos mosquitos a fim de promover uma estação amena”, afirmou Leonardo. 

O secretário lembra ainda que, além dos trabalhos programados pela Prefeitura de Campos, a população deve dispensar o lixo doméstico nos dias em que o caminhão passa e vistoriar o espaço de convívio eliminando possíveis criadouros e assim contribuir para evitar a proliferação do mosquito.

Segundo o diretor do CCZ, Marcelo Sales, a situação esteve controlada no Farol de São Thomé e é neste período que a ação do CCZ tem mais eficácia na praia. “É nesta época que muitos veranistas começam a abrir os imóveis para limpá-los e isso facilita o trabalho dos agentes para que possam entrar nas casas e fazer o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti de forma adequada”, disse Marcelo, lembrando que é fundamental que todos continuem com os cuidados e o trabalho de prevenção, pois o verão é uma estação que reúne chuva e altas temperaturas, ambiente propício para o mosquito.

Supcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!