Páginas

| Notícias |

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Ibama e representantes da pesca abrem diálogo sobre adequação do período do defeso

Reunião para reivindicar um novo período de defeso - de água doce e salgada -, junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), tem como objetivo garantir a proteção dos estoques de reprodução, tanto continental, quanto marinha, na região.

Segundo José Armando, superintendente adjunto de Pesca e Aquicultura, o período de defeso de água doce tem início no mês de novembro, mas as chuvas, necessárias para a reprodução, se iniciam paralelamente à liberação da pesca, em setembro e outubro. Em outras regiões é ideal, mas para região sudeste, não.

— Portanto, há a necessidade de fazer um ajuste que tem interferido na garantia do estoque, que vem diminuindo em toda região. Eles entenderam nossa demanda e vão encaminhar uma equipe para fazer esse diálogo, com a perspectiva de se tornar uma normativa para que traga o Defeso ao tempo certo e falar da quantidade do segmento pesqueiro e aquífero da região — disse o superintendente adjunto. 

A primeira reunião será realizada, no dia 20, com equipes de pesquisa em Pesca e Aquicultura da Uenf; no dia 21, diálogo com instituições e representantes da pesca, além de toda comunidade pesqueira da região e de outros municípios, de 8h30 às 11h, sobre o Defeso de água salgada; e de 13h às 17h, sobre o Defeso de água doce, na Colônia de Pescadores Z-19, em Farol de São Thomé; e no dia 22, entre 9h e 11h reunião técnica com o comitê de Bacia diálogo sobre a situação hídrica local.

— Esse é um passo inédito que vai viabilizar a recuperação do estoque pesqueiro e o retorno da força dessa atividade econômica, por trazer os períodos de defeso realmente no período de reprodução tanto do camarão, quanto dos peixes, de rios e lagoas — finalizou.

Secom / Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro em primeira mão... Notícias, Dicas de Eventos, Curiosidades, Notas de Utilidade Pública e Muito Mais! De janeiro a janeiro, o ano inteiro com você! Portal da Praia Farol de São Thomé - www.praiafaroldesaothome.com.br - “A gente se encontra aqui!"

| DESTAQUE |

Prefeitura cadastra artistas e projetos para a Tenda Cultural do Alô Farol 2019

Divulgação As inscrições estarão disponíveis da próxima segunda-feira (17), até sexta (21), das 9h às 12h e de 14h às 17h, na vice-pre...

| Leia Também |

Você Conhece o Farol? Assista!

| Sua mensagem aqui |

Enviar sua mensagem click AQUI
As mensagens são moderadas e passarão por análise antes de sua publicação.